[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

Integrantes da Comissão de Comércio Exterior estiveram reunidos na última quarta, dia 27, na Federação das Indústrias de Sergipe para encaminhar o Plano de Ações para 2008. Na primeira reunião do ano, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), as instituições presentes discutiram a viabilização de 23 atividades na área de comércio exterior em Sergipe, a serem efetivadas durante todo o ano de 2008.

De acordo com Sudanês Pereira, diretora do Departamento Técnico (DET) da Sedetec, responsável pela coordenação dos trabalhos, alguns projetos são prioritários, como uma efetiva política de comunicação. “Nós vamos implantar o Portal do Comércio Exterior, com informações sobre a balança comercial do Estado e dicas de exportação para pequenos empresários, além de um clipping informativo sobre o tema. Em 2008, realizaremos alguns cursos de capacitação para empresas de pequeno porte e o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para prestar assistência tecnológica às micros e pequenas empresas”, enfatizou.

Sudanês também manifestou a intenção da Sedetec em interiorizar as ações de capacitação relacionadas ao comércio exterior. “Em julho daremos continuidade ao Treinamento para Empresas de Pequeno Porte (EPP), mas dessa vez queremos levar o curso para o interior do Estado, para dar oportunidade a outros empreendedores”, adiantou a diretora do DET.

Na oportunidade, o técnico do Comércio Exterior do Sebrae, Paulo Afonso, destacou a importância da comissão participar de missões nacionais e internacionais, ao informar a realização de um evento de porte internacional na área de comércio exterior, com a participação de empresas sergipanas. “Nos dias 6 e 7 de março, a cidade de Fortaleza vai sediar o 12° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste. São oito empresas sergipanas participando, como a GUF, a Sumo Industrial, a Grippon Confecções, etc. Todos os países que têm o português como língua oficial estarão participando do encontro, dentre 14 representantes de diversos países do mundo. É mais uma oportunidade de destaque para os empreendimentos de Sergipe” , avaliou Paulo Afonso.

As ações da comissão, composta por instituições como a Codise, FIES, os Correios, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, serão realizadas em parceria. Os estudos de análise setorial de oportunidades na área de exportação devem ser aprofundados e feitos de forma contínua. “A embaixada da Venezuela solicitou informações sobre a exportação sergipana. Através de pesquisas, descobrimos que as demandas de importação da Venezuela são condizentes com nossos produtos em potencial. Por isso, continuaremos analisando as tendências setoriais e perspectivas dos mercados-alvo de exportação para as empresas sergipanas”, observou Sudanês Pereira.

Pesquisa

Outra pesquisa realizada pela comissão vai exibir um diagnóstico da situação do Comércio Exterior em Sergipe, para dar maior suporte às ações na área. “Até maio iremos concluir a pesquisa que foi iniciada em dezembro, sobre a situação do comércio exterior no Estado. Já está sendo finalizada pela Codise e pela FIES”, anunciou a coordenadora do DET.

O Plano de Ação da Comissão de Comércio Exterior para 2008 foi aprovado pelos componentes, refletindo uma unidade de forças para fortalecer o comércio exterior de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.