[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As perspectivas de crescimento para o comércio varejista de Sergipe, este ano, são de 7,1% e em 2014 esse número deve chegar a 10,4%. Os dados foram divulgados pelo economista José Varela, coordenador de Pesquisas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), durante a primeira reunião de 2013 do Conselho de Desenvolvimento Comercial (CDC), realizada nesta segunda-feira, 25, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O encontro contou com a presença do vice-governador do Estado, Jackson Barreto, presidente do Conselho.

Convidado pelo secretário Saumíneo Nascimento (Sedetec), para traçar um panorama sobre as potencialidades do Setor de Comércio e Serviços a nível nacional, no Nordeste e em Sergipe, José Varela mostrou em detalhes como o setor varejista tem se comportado atualmente. “O consumidor brasileiro precisa estar preparado para acompanhar a modernização pela qual o setor está passando e as empresas devem se preparar para se tornarem mais competitivas”, enfatizou o economista ao destacar que o crescimento no Nordeste nesses dois anos (2013-2014) será superior ao do Brasil.

Também durante a reunião, o presidente da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), Vinícius Mazza, divulgou os números de processos analisados entre os anos de 2006 a 2012. De acordo com ele, no primeiro ano foi contabilizado o número de 8.500 registros – entre abertura, fechamento e alterações de empresas – e no ano passado a Jucese registrou 15.541 processos analisados. “Já no início desse ano, ficamos surpresos ao observarmos um recorde histórico no número de constituição de empresas em Sergipe, com 412 empresas abertas somente no mês de janeiro”, divulgou.

Segundo o secretário Saumíneo Nascimento, a reunião do Conselho foi uma oportunidade dos participantes debateram propostas de fortalecimento do setor de comércio e serviços, além da necessidade de maior divulgação de dados sobre o segmento de forma a orientar os empreendedores para as demandas das famílias para o consumo.

Saumíneo destacou ainda que durante as reuniões do CDC serão traçadas as diretrizes e políticas para o processo de desenvolvimento do comércio e serviços de Sergipe. “Nesses encontros é que vamos extrair as contribuições e acolher sugestões de todos os participantes, a fim de montar uma política de desenvolvimento voltada para o os setores de comércio e serviços local”,  ressaltou o secretário, que também é vice-presidente do CDC.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciase), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE), Associação Sergipana de Supermercados (ASES), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Pinheiro Vigilância, Fasouto e Associação dos Distribuidores Atacadistas do Estado de Sergipe (ADAS).

CDC

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Comercial foi instituído no âmbito da Sedetec, por meio da Lei estadual nº 7.424 de 04 de julho de 2012, e é responsável pela deliberação de assuntos voltados à política de desenvolvimento dos setores do comércio e de serviços. Dentre as suas atribuições estão o fornecimento de subsídios ao Governo do Estado para a formulação de políticas e ações, articulação com órgãos e entidades públicas, além de propor critérios para a concessão de estímulos governamentais à organização, expansão, modernização e aumento da atividade comercial e de serviços para o estado de Sergipe.

A próxima reunião do CDC será realizada em março deste ano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.