[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Representantes da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, da Guarda Municipal, da Rede Cidade Criança, da ONG Missão Criança, da Fundação Municipal do Trabalho e das secretarias municipais de Saúde, Educação, e Assistência Social e Cidadania, estiveram reunidos na manhã de ontem, dia 26, para elaboração de um plano de ação para coibir a presença de crianças no lixão de Aracaju, localizado no bairro Santa Maria, antigo Terra Dura.
Durante a reunião foram definidas as atribuições que cada órgão assumirá nesta ação. Apontada como uma das principais preocupações da Prefeitura de Aracaju, a presença de crianças no lixão da Terra Dura vem exigindo ações emergentes que vão desde a mudança do roteiro de vazamento do lixo ao cadastramento de novas crianças no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, algumas decisões serão adotadas pela empresa, entre elas agilizar a construção da guarita na entrada da lixeira impedindo assim, o acesso de crianças na área. O órgão também instalará uma tenda para que os catadores de lixo possam acondicionar a água que leva para o local.
A Emsurb ainda irá analisar a possibilidade de mudança de roteiro do vazamento do lixo doméstico na lixeira. A intenção da empresa é extinguir o despejo dos dejetos durante a noite, ou seja, estabelecendo um outro horário. “Chega caminhão a todo momento, até mesmo às 02 horas da manhã. Com esse roteiro evitaremos que os catadores e seus filhos fiquem durante todo o dia no lixão”, explicou Osvaldo.
A Prefeitura de Aracaju, através da Guarda Municipal, também buscará apoio da Polícia Militar nesta ação. Está sendo estudada a possibilidade da PM junto com a GM disponibilizar homens para fazer segurança permanente na área.
No encontro ficou definido que as 15 crianças recém cadastradas numa ação conjunta da Secretaria de Educação com a da Assistência Social e Cidadania, serão inseridas no PETI. Ainda será desenvolvido o acompanhamento das 89 crianças que já participam da Bolsa da Jornada Ampliada do PETI. Atualmente, segundo Osvaldo, 300 crianças do bairro Santa Maria são atendidas pela bolsa e continuarão recebendo toda a assistência.
A Secretaria Municipal de Saúde terá sua participação através do acompanhamento dos catadores, em especial as gestantes, que já estão cadastradas. A SMS manterá ainda contato com o farmacêutico da secretaria para viabilizar um trabalho de parceria na Farmácia Viva.
Outra boa notícia da reunião é que a Fundat selecionará dez catadores de lixo para participar do curso de jardinagem. Após treinados, eles trabalharão como jardineiros nas praças de Aracaju.
Os representantes definiram que, posteriormente, será convocada uma reunião com os conselheiros da CARE – Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju -, para analisar a forma de atuação da entidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.