Colóquio comemora aniversário de Clodomir Silva
O colóquio, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, comemora o aniversário do patrono da Biblioteca que este ano faria 114 anos. O encontro contará com palestras sobre a importância do rio Sergipe, a necessidade de sua preservação, o retorno proporcionado aos cidadãos aracajuanos pelo rio, além de estudos que irão traçar um paralelo sobre sua situação nas décadas de 30 e 40, e nos dias atuais.
Entre os palestrantes estarão a professora doutora Maria Augusta Mundim, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a estudante do curso de História da UFS, Luciana Rabelo Shunk, a deputada estadual Ana Lúcia Menezes, o professor doutor José do Patrocínio Hora Alves, do Departamento de Química da UFS, e o jornalista Osmário Santos.
A comemoração do aniversário do patrono da Biblioteca será aberta hoje com a exposição coletiva de pintura de óleo sobre tela “Olhares sobre o Rio Sergipe”. Serão 24 trabalhos de artistas que fazem parte do Projeto Mestre Florival Santos. Cada artista mostrará através de suas obras seu olhar individual sobre o rio Sergipe.
De acordo com a diretora da Biblioteca Sônia Carvalho, a realização do colóquio torna viva a memória do grande contribuinte para educação do povo sergipano. “A comunidade tem que conhecer e saber quem foi esse homem, que pode ser admirado e servir de espelho para qualquer um”, afirma Carvalho.
Em seu mandato no ano de 1925, Clodomir Silva elaborou a Lei Estadual n° 391 de 3 de novembro de 1925, sugerindo a mudança do nome do rio mais importante da cidade, que era até então chamado Cotinguiba, para rio Sergipe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]