[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), pretende beneficiar este ano através dos cursos profissionalizantes cerca de 7 mil pessoas. Hoje, dia 17, foram encerradas as inscrições para 39 cursos oferecidos gratuitamente. De acordo com a Fundat, são cursos profissionalizantes distribuídos nas mais diversas áreas de atuação, a exemplo de informática, lutheria (manutenção, conserto e confecção de violões), artesanato, corte e costura e outros. Em geral, as estatísticas indicam que o maior percentual de alunos é composto por jovens em busca da qualificação profissional.

As inscrições tiveram início na última segunda-feira e até hoje a procura foi intensa. O curso de informática, como tem sido anteriormente, demandou uma grande procura, ocupando mais uma vez a primeira posição, seguido pelo curso de recepcionista de clínica e consultório, recepcionista de pousada e hotel, contabilidade aplicada ao setor pessoal, informática e massoterapia.

Segundo o presidente da Fundat, Edson Freire Caetanto, a meta deste ano do prefeito Marcelo Déda é promover a profissionalização dessas 7 mil pessoas. “A fundação está preparada para qualificar e, conseqüentemente, encaminhar os cidadãos ao mercado de trabalho, por meio do nosso balcão de intermediação de mão-de-obra, considerando que a Prefeitura vem firmando parcerias com empresas privadas”, afirma. Ele informa ainda que o que chamou a atenção durante as inscrições foi o fato de pessoas de outros municípios buscarem vagas na capital.

No Governo Marcelo Déda, de 2001 a 2005 foram dadas oportunidades a 25.661 pessoas que foram qualificadas em 65 cursos diferentes, com recursos próprios do município. De acordo com Edson Caetano a Fundat tem um índice percentual de empregabilidade de 37%. “A Prefeitura através da Fundat tem realizado um trabalho muito forte na questão da intermediação de mão-de-obra. O Ministério do Trabalho tem um percentual de 15% e a PMA conseguiu um patamar de 37,1%”, declara Caetano.

Grande oportunidade
Para Nadjane dos Santos, 21 anos, essa é uma grande oportunidade de revelar seu talento como profissional. “Trabalho como cabeleireira, mas nunca fiz um curso. Agora vou poder ser qualificada e quem sabe ser contratada em um salão de beleza”, diz. Já o vigilante Genilson da Silva Santos, 28 anos, foi avisado sobre os cursos através do telefonema de um amigo que também se inscreveu em um dos cursos. “O resultado dos cursos vem sendo tão elogiado que todo mundo procura uma vaga”, comenta.

Após concluir o 2° grau no final de 2005, Marielza Dantas, 23 anos, não perdeu tempo. Ao ser avisada sobre as inscrições, por meio de uma amiga que já foi qualificada através da Fundat, procurou a sede da fundação para fazer sua inscrição. “Não posso perder tempo, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quem não tiver qualificação profissional vai ficar desempregado”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.