[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o início dos trabalhos da Cooperativa de Agentes de Reciclagem de Aracaju (Care), há pouco mais de três anos, a Prefeitura de Aracaju vem colaborando intensamente na geração de emprego e renda para as famílias de ex-catadores de lixo. Com a constante ampliação do sistema de Coleta Seletiva realizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Care vem possibilitando uma vida mais digna a dezenas de famílias do bairro Santa Maria.

“Com o aumento da participação da comunidade, estamos conseguindo maior quantidade de material para o nosso trabalho aqui na cooperativa. Antes estava meio parado devido a pouca arrecadação de lixo, mas agora está bem melhor”, declara Severina da Silva Santos, ex-catadora da lixeira do Santa Maria e hoje integrante da Care.

Segundo o coordenador da instituição, Aragão Brito, essa extensão da Coleta Seletiva tem proporcionado um aumento significativo de materiais que podem ser reaproveitados e com isso, a quantidade de participantes na cooperativa. “Anteriormente recebíamos uma média de 20 toneladas por mês de material. Com essa alavancada, diante da parceria com a Emsurb, órgão de importante participação na Care, estamos arrecadando cerca de 34 toneladas de lixo, o que proporcionou o aumento de cooperados, que pulou de 26 para 40 pessoas”, diz.

Os bairros 13 de Julho, Siqueira Campos, Jardins e os condomínios do PAR, a exemplo do Salinas, Mirassol e Vila Verde I e II, integram o conjunto de localidades que possuem a coleta seletiva de lixo regular, com roteiros e horários definidos. “Há também a participação de empresas e dos órgãos municipais, o que possibilita maior dinamização do projeto e participação de toda a comunidade”, declara Aragão Brito. Ele também ressalta a conscientização das pessoas com o lixo domiciliar, que ainda dificulta o trabalho da cooperativa. “Há uma grande evidência de materiais sujos, orgânicos que atrapalham o trabalho dos cooperados. Então, ainda é necessária a conscientização da comunidade com a reutilização do lixo”, completa.

A Care se encarrega de efetuar a separação do material a ser reciclado e revende a matéria-prima para fábricas em outros Estados. O trabalho desenvolvido pela Care é de grande importância social, pois integra famílias que faziam da antiga lixeira do bairro Santa Maria a sua fonte de sobrevivência. Com a expansão da Coleta Seletiva para novos bairros, a Emsurb abre margem para a evolução da cooperativa, no sentido do seu crescimento e da geração de postos de trabalho e fonte de renda para famílias de ex-catadores de lixo.

Locais da Coleta Seletiva

Segunda-feira: Cirurgia, às 7 horas, e Getúlio Vargas, às 14 horas, além dos conjuntos Bela Vista, às 7 horas, e Beira Mar I e II, às 10 horas.
Terça: órgãos públicos, às 8 horas, e bairro 13 de Julho, às 14 horas.
Quarta: São José e os conjuntos Inácio Barbosa, às 7 horas, Jardim Esperança, às 11 horas, Beira Rio e Parque dos Coqueiros, às 14 horas, além dos hotéis da orla da Atalaia e PAR do aeroporto.
Quinta: doações de empresas, às 8 horas.
Sexta: Jardins, Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, às 7 horas, Médici e também Jardim Baiano, às 13 horas, Grageru, às 14 horas.
Sábado: a partir das 8 horas, no bairro Siqueira Campos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.