Coleta seletiva é realizada com freqüência em 16 localidades de Aracaju
Com o objetivo principal de conscientizar a comunidade para a preservação do meio ambiente, e sobre a importância da reciclagem, a coleta seletiva vem acumulando grandes conquistas. De acordo com a Assessoria de Planejamento da Emsurb, o lixo se divide em seco e úmido. O lixo seco, que é o próprio para reciclagem, é representado por papeis, papelão, plástico, vidro, ferro e metal. Já os considerados úmidos, que não tem serventia, são os guardanapos, papel higiênico e restos de comida.
“Nós queremos que a população passe a ter essa consciência e nos ajude separando dessa forma todo o lixo de sua residência. Com isso, há uma facilidade muito grande no trabalho dos agentes que recolhem esses materiais”, informou a assessora de planejamento da Emsurb, Célia Bastos. Ela revelou também que todo material arrecadado na coleta é encaminhado para a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE).
A CARE é uma cooperativa que surgiu da parceria do Ministério Público, Universidade Federal de Sergipe (UFS), UNI-Trabalho, Petrobras, TIM, Universidade Tiradentes (Unit), Infraero e Emsurb. Hoje a entidade é composta por 33 ex-catadores do lixão da antiga Terra Dura. Os integrantes da CARE comercializam o lixo arrecadado e a renda conseguida é revertida em salário para os próprios catadores.
A coleta seletiva da prefeitura acontece de segunda a sábado, em determinados locais e com hora marcada. “Temos um itinerário pré-determinado para realiza a coleta, que é feita por duas equipes. Cada equipe trabalha com um caminhão da Emsurb e dois agentes da CARE”, disse Célia Bastos. “Além da coleta, a Emsurb distribuiu em alguns bairros da cidade os PEV’s – pontos de entrega voluntária – que ajuda muito na coleta seletiva”, ressalta.
BONS RESULTADOS
No ano de 2004, a Emsurb conseguiu arrecadar um total de 465,91 toneladas de lixo. Esse ano a empresa municipal está mais confiante, pois apenas no primeiro semestre de 2005 o número chegou a 282,73 toneladas. “Esperamos que a população se conscientize cada vez mais, para que possamos contar com a sua ajuda, já que o sucesso desse trabalho não depende apenas de nós”, afirma Célia Bastos.
DIA E HORA DA COLETA
Segunda – feira
Bela vista e Cirurgia – 07h
Beira Mar I e II – 10h
Médice/Jardim Baiano – 13h
Getúlio Vargas – 14h
Hotéis/lojas/escolas e posto de saúde do B. Santa Maria – 15h
Terça-feira
Órgãos Públicos – 07h
Lojas – 08 h
13 de Julho – 14h
Quarta-feira
Inácio Barbosa e São José – 07 h
Jardim Esperança – 10h
Loteamento Parque dos Coqueiros/ Beira Rio – 14h
Residenciais do Aeroporto – PAR – 14h
Quinta-feira
Secretaria de Estado da Fazenda – 08h
Empresas Privadas – 08h
Diverso e Casa de Materiais de Construção – 14h
Sexta-feira
J.K/Sol Nascente/Santa Lúcia – 07h
Jardins – 07h
Grageru – 14h
Hotéis/lojas/escolas e posto de saúde do B. Santa Maria – 15h
Sábado
Siqueira Campos – 08h
LOCALIZAÇÃO DE PEV
Praça General Valadão – Centro
Orlinha do Bairro Industrial – Bairro industrial
Praça Osvaldo Mendonça – Conjunto Bugio
Passarela do Caranguejo – Atalaia
Calçadão da 13 de Julho
Rua Itabaianinha – Centro
Praça Dom José Thomaz – Siqueira Campos
Praça do Conjunto Sol Nascente
Avenida Gasoduto – Conjunto Orlando Dantas
Lateral do G. Barbosa – Conjunto Augusto Franco[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Coleta seletiva é realizada com freqüência em 16 localidades de Aracaju – Fotos: Silvio Rocha