[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na próxima semana, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb – inicia a execução do Projeto Piloto de Coleta Seletiva do Lixo na cidade. O conjunto Inácio Barbosa será o primeiro local beneficiado pelo projeto.
O processo de coleta seletiva faz parte do plano estratégico da Emsurb. O objetivo é incentivar a comunidade para a preservação do meio ambiente, além de proporcionar maior qualidade de vida à população. Inicialmente, só será recolhido material inorgânico, como vidro, plástico, metal, tecido e papel.
A coleta será realizada todas as quartas-feiras por um caminhão da empresa municipal. Depois de recolhido, o lixo é encaminhado para a Cooperativa de Agentes de Reciclagem de Aracaju – Care, parceira da Emsurb no projeto. Também haverá uma caixa coletora na Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Inácio Barbosa.
O projeto piloto está inserido no Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, que é um novo conceito na gestão de limpeza pública. “O plano abrange todas as etapas de produção e destinação do lixo, incluindo a realização de campanhas educativas e a construção do aterro sanitário”, explica o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento. “Além disso, as pessoas que vivem na lixeira também poderão ser integradas à Care”, complementa.
De acordo com ele, até o final da gestão do prefeito Marcelo Déda cerca de 50% dos bairros de Aracaju estarão praticando o processo de coleta seletiva de lixo. “Com isso, a população estará contribuindo efetivamente com a limpeza da cidade”, ressaltou Nascimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.