[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, localizado no município de Canindé do São Francisco, no Alto Sertão sergipano é mais uma das 37 unidades escolares da rede estadual de ensino que inscreveram projetos para a Feira de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart), que acontecerá nesta sexta-feira, 25, no Iate Clube de Aracaju. Promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) o evento tem por objetivo incentivar a produção científica e promover a interação entre professor e aluno no desenvolvimento dos projetos.

O projeto Reciclação no Baixo do São Francisco foi selecionado para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Junior (PibicJr). O professor Marcelo Rodrigues da Silva, coordenador do projeto, explicou o objetivo da atividade. “Queremos promover uma aproximação do alunado das escolas públicas e privadas com as questões socioeconômicas e ambientais, em especial a problemática do lixão em Canindé, através da metodologia de pesquisa-ação. O projeto tem a pretensão de estimular o debate e a reflexão em um âmbito de resolução de um problema viável socioeconomicamente, o lixão, retirando os catadores de um ambiente que não é próprio para o trabalho”.

O professor Marcelo acrescentou que, com esta intervenção, os catadores já começaram a pensar em novas possibilidades, entre elas a de atrair novos sujeitos importantes para o processo em questão, a exemplo de catadores urbanos, alunos das escolas, além do envolvimento da sociedade canindeense.”Essa ação foi reforçada com a primeira oficina e apresentação da metodologia de coleta seletiva porta a porta, com alunos da Escola Dom Juvêncio de Britto, bolsistas e catadores”, explicou o professor.

Estão também envolvidos no projeto Reciclação no Baixo do São Francisco os professores Jose A. C. do Nascimento, José de A. de Almeida, Carlos A. F. da Silva, José D. F. de Lima.

Cienart

A Cienart é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fapitec/SE, Universidade Tiradentes (Unit) e Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) e faz parte da Feira Científica da Fapitec/SE, instituição que coordena as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sergipe (SNCT).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.