[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Atendendo ao convite da Secretaria Municipal de Agricultura de Riachão do Dantas, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) realizará na próxima quinta-feira, 31, no povoado Vivaldo, município de Riachão, uma Oficina sobre Agricultura Orgânica voltada a um grupo de 12 agricultores assistidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No evento, serão realizadas palestras e aula prática sobre produção de insumos orgânicos e hábitos saudáveis de alimentação, além da distribuição de cartilhas.
 
O secretário Municipal de Agricultura, José Doriedis Santos Ribeiro, após participar de uma oficina sobre produção Orgânica/Sistema PAIS realizada no mês de março no Perímetro Irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, teve grande interesse em aplicar a mesma metodologia em seu município. Em função disso, entrou em contato com a Cohidro e solicitou uma parceria para desenvolver esta importante atividade. “Os agricultores já produzem frutas e hortaliças. Queremos incentivá-los à produção orgânica, na intenção de criar uma OCS e conquistar, junto ao Ministério da Agricultura, a declaração de produto orgânico”, explicou o secretário.
 
Formalizar uma Organização de Controle Social (OCS) é critério básico para que os agricultores consigam do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) documento oficial que os autorize a comercializar produtos agrícolas com a designação de orgânicos, agregando valor e abrindo novos mercados a esses alimentos.
 
Existem duas OCSs assistidas pela Cohidro em Sergipe, nos Perímetros Irrigados Jacarecica II, município de Malhador, e Piauí, em Lagarto.
 
Agricultura orgânica
 
A primeira palestra irá abordar as práticas utilizadas no cultivo de orgânicos, manejo de pragas e doenças, planejamento da produção, colheita, armazenamento e comercialização. O palestrante será José Raimundo Pereira de Matos, gerente do Perímetro Irrigado Piauí/ Lagarto.
 
Para Maria Terezinha Albuquerque, coordenadora da tecnologia social PAIS na Cohidro e idealizadora da Oficia, instruir os agricultores quanto às práticas de agricultura orgânica traz grandes benefícios ao empreendimento rural e ao ambiente em que vivem esses agricultores. “Cientes dessas técnicas, eles evitam o desmatamento, o uso de agrotóxico, as queimadas, a aplicação de adubos químicos, tendo como consequência ganhos em qualidade de vida, bem como diminuição nos custos de produção”, esclareceu.
 
Hábitos alimentares saudáveis
 
Maria Terezinha também é a coordenadora a responsável pela segunda palestra da oficina, essa voltada para a alimentação saudável. Para ela, o trabalho desenvolvido com os agricultores e suas famílias, visa resgatar hábitos alimentares saudáveis, tentar diminuir o consumo de industrializados, mostrando a qualidade e a variedade de produtos que a agricultura orgânica pode oferecer. “A intenção é mostrar a importância do consumo de frutas e verduras que contribuem na prevenção de doenças. Aliada a isso, uma dieta baseada em orgânicos, evita a contaminação com agrotóxicos”, justificou.
 
A coordenadora do PAIS explica, ainda, que incentivar o produtor aos hábitos alimentares saudáveis, agregado à agricultura orgânica, não só traz benefícios à sua saúde, com também contribui com sua autonomia no sustendo da família. “Queremos estimular os nossos agricultores familiares a consumir parte de tudo o que é produzido em sua propriedade rural”, completou.
 
Insumos Orgânicos
 
A Oficina ainda terá uma aula prática em campo, onde os agricultores aprenderão a elaborar seus próprios insumos. O facilitador desta oficina será José Raimundo Pereira de Matos, competente Técnico Agrícola e Gerente do Perímetro Piauí. As técnicas permitirão aos agricultores produzir adubos orgânicos a partir da compostagem. Substratos, biofertilizantes e bioinseticidas podem ser feitos utilizando produtos naturais, como o alho e o nim.
 
Produtos alternativos
 
Todas estas receitas desenvolvidas durante a aula prática fazem parte da Cartilha de Produtos Alternativos para o Controle de Pragas e Doenças na Agricultura, desenvolvida pela engenheira agrônoma e Gerente de Desenvolvimento Agropecuário, Sônia Loureiro, e publicada através de importante parceria entre a Cohidro, Sebrae, Fundação Banco do Brasil, BNDES, Ministério Público do Trabalho e Detran.
 
Os produtores de Riachão do Dantas também terão acesso à Cartilha, para que possam desenvolver essas receitas em seu dia a dia, como meio de consulta para a produção sem agrotóxicos.
 
A expectativa da equipe de facilitadores da oficina é de que os produtores levem para casa a bagagem necessária para alcançar seus objetivos de cultivar alimentos usando as práticas agroecológicas. “Que os agricultores se sensibilizem com a importância da produção e consumo de alimentos saudáveis e com qualidade, esperando que a cada dia mais pessoas adotem a prática da produção orgânica em suas áreas agrícolas”, finalizou a coordenadora Terezinha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.