[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Referência no trabalho pioneiro que realiza com agroecologia, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) a qual, lançou projeto Hortas nas Escolas que tem o intuito de desenvolver ações para promover a sustentabilidade do meio ambiente, proporcionando uma convivência mais equilibrada com o planeta.

A participação da Cohidro resultou em doações de kits de sementes de tomate, alface, pimentão, cebolinha, coentro e repolho, além disso, foram doadas bandejas de isopor que serão utilizados na plantação, e de cartilhas educativas ensinando passo a passo para construir horta agroecológica, livre de agrotóxico. 

O coordenador do projeto, José Bruno Oliveira Silva, disse que o projeto está na primeira fase onde passa pelo processo de adequação dos espaços disponíveis nas escolas para a implantação das hortas, ou seja, se a unidade escolar só tiver espaço disponível na vertical, serão implantadas as hortas em vasinhos nas paredes. Se outra escola  dispor de espaço no chão, farão plantio de forma rasteira. “Nesta fase também estamos orientando os alunos na escolha das sementes que serão utilizadas no plantio, por isso, procuramos a Cohidro. Enfim, o projeto tem por base o entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares”, ressaltou Bruno, destacando a importância da parceria com a Cohidro.  “Essa doação foi vital para o andamento do nosso projeto. Sei que renderá bons frutos”.

O presidente da Cohidro,  Mardoqueu Bodano, avaliou como positiva essa parceria e diz que a empresa estará sempre a disposição para difundir informações sobre agroecologia. “Está sendo mais um canal para levarmos conhecimento sobre as atividades que o Governo do Estado, através da Cohidro, tem desenvolvido junto aos orgânicos, divulgando as ações e experiências e também proporcionando troca de saberes”, declarou Bodano parabenizando a secretária de educação municipal, Josevanda Franco, pela brilhante ideia.

Projeto

Além de hortas, o projeto trabalhará também com a construção de pomares, plantas aromatizantes e arborização das áreas verdes das unidades de ensino.
O ‘Hortas nas Escolas’ contempla também técnicas de reciclagem, reutilização de materiais, coleta seletiva, oficinas, organização de hortas e plantio de mudas.

Para contribuir com a redução do lixo orgânico produzido nas escolas, o projeto também desenvolverá ‘minhocários’ domésticos que ajudarão no sistema de compostagem. O minhocário doméstico é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde as minhocas e os microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.