[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) reuniu 130 pessoas, entre gestores e técnicos que trabalham a política de assistência social em 56 municípios sergipanos, o equivalente a uma participação de 74,6% de representação dos municípios do Estado de Sergipe. Na oportunidade, a assistente social Sandra de Oliveira Teixeira, assessora do Fundo Nacional de Assistência Social, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), proferiu palestra falando sobre o financiamento de projetos, tirando dúvidas sobre o co-financiamento de programas sociais.

Os trabalhos foram conduzidos pela secretária de Assistência Social do município de Aracaju, Rosária Rabelo, que preside o Coegemas. Para os participantes, a reunião foi extremamente proveitosa, tornando-se como mais um passo no processo de consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O secretário de finanças do município de Nossa Senhora de Lurdes, Cláudio Araújo, elogia a iniciativa do Coegemas em realizar estas reuniões. “Esses eventos, além de positivos, proporciona a integração entre técnicos da área de finanças e da assistência social para, assim, gerarmos mais debates e informações”, declarou o secretário. “Eu acredito que, com a continuidade do governo federal, vai haver uma ampliação maior de recursos para estas ações sociais. Para que assim possamos ampliar os Projetos”, comenta Araújo.

De mesma opinião é Marta Sueli de Souza, técnica da Secretária Municipal de Ação Social de Macambira. “Esta reunião foi muito produtiva. A gente estava precisando de uma reunião assim, que falasse mais sobre o co-financiamento e eu acredito que seria muito pertinente se houvessem outras do mesmo estilo”, revela Marta. Ao termino do evento, a palestrante Sandra Oliveira avaliou a reunião. “Eu acho que este evento expressa as opiniões coletivas a respeito das políticas publicas. São encontros importantes não apenas porque apontamos as dificuldades, mas também os aspectos que precisam ser aprimorados dentro da assistência”, comenta. “Eu acho que foi importante a discussão da temática do financiamento porque envolve diferentes trabalhadores que estão inseridos nessa política e reflete a estratégia do SUAS de fortalecer a relação entre gestão e financiamento”, avalia Sandra.

A Secretária de Ação Social de Estância, Fabíola Amorim, também considerou positiva a presença da assessora do Fundo Nacional de Assistência Social no evento. “É interessante a iniciativa de trazer uma pessoa diferente, de Brasília, para um evento ao vivo, diferente de uma teleconferência, porque, além de expor as questões, ela tira dúvidas que surgem no decorrer da execução dos Programas e que nem sempre ficam claras por e-mail ou telefone”, analisa Fabíola Amorim. “A perspectiva de todo brasileiro agora, com a continuidade do Governo Federal, é que seja dada uma continuidade nos programas e sejam criados novos programas de assistência direcionados aos municípios”, anseia Fabíola.

O evento representou uma oportunidade para que os presentes pudessem tirar duvidas a respeito dos orçamentos dos programas de assistência social. “Este evento é muito positivo porque é de grande importância esse esclarecimento de dúvidas. Hoje creio que 80% das dúvidas que tínhamos foram esclarecidas e, por isso, é de suma importância um evento desse”, acredita Maria Santos Dantas, secretária de Ação Social de Itabaianinha. “Eu acredito que haverá uma continuidade das ações e a revisão de alguns pontos”, reflete a secretária.

“Esta reunião esclarece as nossas dúvidas e traz informações frescas de Brasília por meio de uma pessoa competente”, analisa a secretária de Assistência Social de Tobias Barreto, Patrícia Socares Nunes, que acredita numa continuidade das ações com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Eu acredito numa continuidade das ações e espero que haja uma expansão dos programas para 2007”, comenta. O vice-presidente do Coegemas, Valdiosmar Vieira Santos, ficou satisfeito com o resultado do evento. “Foi um dos mais importantes eventos que nós tivemos, tratando de uma temática importante”, afirma Valdiosmar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.