[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Moradores dos conjuntos Bugio e Jardim Centenário lotaram a praça Osvaldo Mendonça na noite de ontem, quarta-feira, para assistir duas sessões de cinema. A ação promovida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), faz parte de uma parceria entre Prefeitura de Aracaju e a Petrobras que trouxe para a capital sergipana o ´Circuito Petrobras de Cinema Livre´.

De acordo com a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, é muito importante levar a cultura cinematográfica para os bairros. “Uma grande parte da população infelizmente ainda não tem acesso às salas de cinema. E por isso a Prefeitura cumpre mais uma vez o seu papel social, levando lazer e diversão também para os moradores dos bairros, com bons filmes”, declara Passos, lembrando que um dos trabalhos apresentados foi o filme brasileiro ´Se eu fosse você´, que obteve o maior público em 2006, levando 3.644.956 espectadores aos cinemas.

Paulo Rogério, coordenador do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), informa que é uma meta da Prefeitura, por meio do NPDOV, continuar levando o cinema aos bairros. “Hoje em Aracaju nós só temos cinemas nos shoppings. E nós, do Núcleo, além de ministrar cursos, oficinas e palestras, também queremos continuar trazendo o cinema para os bairros menos favorecidos economicamente”, comenta Rogério, adiantando que dentro da programação do aniversário de Aracaju, vários bairros serão contemplados com sessões de cinema na praça.

Cerca de 100 alunos da Escola Estadual Lucila Moraes Chaves, assistiram aos filmes. Uma das professoras ressaltou a importância da iniciativa. “Esse é um momento de grande proveito para toda a comunidade, apesar de muitos alunos conhecerem o cinema, uma boa parte deles nunca nem teve acesso. E o cinema se apresenta como algo novo”, ressalta Nóelia Alves de Almeida.

Para o operador de guindaste, Antônio Manoel Oliveira, essa foi uma oportunidade única para assistir bons filmes. “Quando eu ouvi o carro de som anunciando fiquei muito feliz porque eu queria muito assistir o filme com a Glória Pires e às vezes a gente não tem tempo de ir ver no cinema”, lembra Oliveira. “A Prefeitura de Aracaju e a Petrobras estão de parabéns e toda a população agradece”, disse o morador do conjunto Bugio.

O garoto Wesley Souza Santos, veio do Jardim Centenário para poder assistir aos filmes. “Eu quase não vou ao cinema e gosto muito de filmes. Ainda não tinha assistido Tainá, e achei o filme lindo”, comenta Santos.

Cinema Livre

O ´Circuito Petrobras de Cinema Livre´, com o caminhão baú da adaptado para cinema, após ter percorrido o estado da Bahia chega pela primeira vez ao estado de Sergipe e abre a primeira sessão de filmes em Aracaju. As crianças puderam assistir as 18:00h o filme brasileiro ´Tainá – uma aventura na Amazônia´, que retrata a história de uma índiazinha de oito anos, que vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, aprendendo as lendas e histórias de seu povo.

Segundo a coordenadora do projeto ´Circuito Petrobras de Cinema Livre´, Margarida Mangabeira, houve um problema técnico e por isso o filme que estava na programação para as crianças ´A História Sem Fim II´, não foi apresentado. Mangabeira fala que ficou surpresa com quantidade de pessoas que apareceram para assistir ao ´Cinema Livre´. “Nós agradecemos muito o apoio da Prefeitura de Aracaju, acredito que é por isso que hoje a praça está lotada. E eu fico muito feliz por essa parceria que leva mais cultura e lazer para as comunidades dos bairros”, declara.

Hoje, quinta-feira o Cinema Livre vai está na cidade histórica de São Cristóvão, amanhã na cidade de Lagarto e no sábado apresenta a sua última sessão cinematográfica no Estado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.