[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até o final da manhã de hoje, 14, cerca de 2000 fichas já tinham sido preenchidas por mães beneficiadas pelo programa Bolsa Família no bairro Santos Dumont. Abertas no dia 5 de outubro no Centro de Referência da Assistência Social João de Oliveira Sobral, as inscrições têm como objetivo recadastrar as famílias assistidas pelos programas sociais do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aracaju.

“O recadastramento vai até o dia 5 de dezembro e estamos atendendo das 8h às 17h de segunda a sexta. Esse procedimento serve para que aquelas pessoas que recebem algum tipo de benefício possam estar atualizando seus dados. Além disso, estamos atendendo aquelas mães que ainda não cadastraram alguns de seus filhos”, comenta a diretora do Centro de Referência João Oliveira Sobral, Vilna Andrade.

As pessoas que forem fazer o recadastramento no programa Bolsa Família devem comparecer com os seguintes documentos: cadastro único; CPF, Rg e carteira de trabalho dos adultos; certidão de nascimento das crianças menores de 16 anos; declaração da escola das crianças de 7 a 16 anos e comprovante de residência. “Todas as pessoas estão orientadas para providenciar esses documentos”, informa um dos cadastradores do programa, Alindo Souza Sales.

Para a diarista Maria Gicélia dos Santos, 45 anos, o beneficio do programa complementa no sustento da sua família. “Para muitos pode ser pouco, mas para mim com meus sete filhos, esse dinheiro que recebemos é muito importante, e às vezes passamos o mês só com ele”, garante.

Maria de Lourdes Matos dos Santos tem três filhos, mas apenas uma criança recebe o beneficio. Hoje ela pôde fazer o recadastramento para que no futuro próximo os outros dois meninos possam também estar recebendo o beneficio do Governo Federal. “O Bolsa Familia me ajuda muito, com o dinheiro que recebo posso comprar lápis e caderno para as crianças”, disse a dona de casa.

Atividades do Centro de Referência

Passam hoje pelo Centro Social João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, cerca de 317 crianças, adolescentes e idosos. Crianças e adolescentes de 7 a 16 que estão cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) desenvolvem atividades lúdicas e culturais durante toda a semana. Outros 50 adolescentes fazem parte do Agente Jovem, participando de aulas de música; canto e teatro. Um grupo formado por 52 idosos pratica aulas de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, de terça a sexta. Já a Creche do João de Oliveira Sobral acolhe bebês de 6 meses até os 4 anos.

O Centro ainda participa do Projeto Tim e Educação, uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Empresa Tim de telefonia. Nele, 60 alunos, entre 7 e 14 anos, frequentam aulas de canto e coral, flauta e percussão.

Uma sala do Centro Social é cedida nas noites de quarta-feira e nos finais de semana para o grupo de Alcoólicos Anônimos do bairro Santos Dumont. Eles se reúnem e praticam suas atividades com apoio do Município. “O Centro de Referência da Assistência Social João de Oliveira Sobral trabalha para multiplicar a qualidade de vida dos moradores dessa região”, afirma a diretora Vilna Andrade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.