[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O laboratório de referência em citopatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) realizará nesta segunda-feira, 5, uma nova reunião técnico-científica para discutir questões relacionadas à prevenção e controle do câncer de colo uterino. Na oportunidade, médicos, técnicos e auxiliares do laboratório, além de outros profissionais do Centro, vão discutir casos clínicos envolvendo afecções (alterações) ginecológicas. O debate acontecerá às 8h, no mini-auditório da unidade.

De acordo com o gerente de laboratório do Centro, Francisco Santana, a reunião será realizada no formato de mesa redonda, composta por pelo menos dois citopatologistas e quatro cito-técnicos do setor. "Também vamos exibir e discutir fotomicrografias (fotografias tiradas através de microscópio) consideradas interessantes para o debate", explicou o gerente, acrescentando que reuniões como esta vêm acontecendo regularmente no Caism.

"É um trabalho de educação permanente que teve início no mês de junho. Já abordamos a recepção e triagem dos exames de lâmina, discutimos o processamento da amostra para a análise, falamos sobre a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, todos os temas considerados relevantes pelos profissionais da unidade, sobretudo pelo fato de aproximadamente 90% da força produtiva do Caism ser constituída por mulheres", destacou Francisco Santana.

Prevenção e controle

O Centro de Atenção à Mulher tem um papel importante e abrangente no trabalho de prevenção e controle do câncer de colo uterino. Só no laboratório da unidade, aproximadamente 3.500 laudos de exames citopatológicos, chamados de Papanicolau, são emitidos por mês para detectar lesões no colo do útero. O setor recebe lâminas de todos os municípios do Estado, que são submetidas a análise microscópica por profissionais qualificados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.