[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O mês de novembro será repleto de atrações no Centro de Arte e Cultura de Sergipe, que fica na Orla de Atalaia, em Aracaju, quando receberá duas exposições. Nesta sexta-feira, 2, será aberta a exposição ‘Xingó: 9.000 anos de ocupação humana’. Esqueletos, peças em cerâmica, ferramentas em pedra e vídeos contando a pré-história de Xingó compõem a exposição, que permanece no Centro até o dia 2 de dezembro.

"Nosso objetivo é resgatar a história do Baixo São Francisco, expondo acervos de Sergipe, Bahia e Alagoas, que fazem parte do complexo da hidroelétrica de Xingó", explicou o curador da exposição, Almir Souza Vieira Júnior.

A exposição já percorreu 14 Estados e o Distrito Federal, onde ficou por um mês na Câmara dos Deputados. "Em 2008, continuaremos viajando pelo Brasil. Estamos negociando para levar esta exposição para a Espanha", disse o curador.

‘Xingó: 9.000 anos de ocupação humana’ é uma realização do Museu de Arqueologia de Xingó e tem patrocínio da Petrobras.

Meio Ambiente

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato realiza a 2ª Mostra de Educação Ambiental, composta por fotos dos estudantes que participam das atividades do projeto. "Nós vamos tratar sobre legislação ambiental, com foco no Parque Nacional Serra de Itabaiana, quando fizemos o ‘Clique Trilha Ecológica’. Os alunos fotografaram a fauna e a flora do Parque. Agora, estas fotos e de outras ações estarão expostas para o público", explicou o coordenador do Projeto, José Bezerra Neto.

O projeto existe há dois anos, trabalha com alunos das redes pública e particular de ensino e tem parceiros como a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Lixo de Aracaju (Care) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "O legal de nosso projeto é que ele está com o aluno o tempo todo, em casa e na escola. O garoto separa, em casa e na escola, material reciclável para ser doado à Care", explicou o coordenador.

O Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato desenvolve diversas atividades nos dois laboratórios que possui, além de passeios e visitas. O primeiro laboratório fica no bairro Farolância e possui quase 7.000m², com moinho de vento (trabalhando o tema energia limpa), farmácia viva, horta, viveiro de mudas, oca (para trabalhar a cultura indígena) e fazendinha. O laboratório que fica no Centro possui horta e fazendinha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.