[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O intenso trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegyptis, transmissor da dengue, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, vem garantindo a estabilidade do controle sobre a doença na cidade. De acordo com dados da secretaria, até o início de novembro Aracaju havia registrado 1.644 pessoas infectadas pelo mosquito. Em 2001, nesse mesmo período, foram registradas cerca de 1.500 ocorrências.
Mesmo com o aumento dos casos, o número é considerado baixo. Isso ocorre por que em relação ao ano passado, em 2002 o índice pluviométrico, ou seja, a densidade de chuva, foi superior, o que propicia a proliferação do mosquito. Além disso, a partir desse ano o rigor na notificação dos casos aumentou. Dessa forma, aqueles que foram infectados pelo mosquito realmente fizeram o exame sorológico, único meio real de constatar a dengue.
A SMS procurou disponibilizar todas as medidas para que a situação da dengue fosse controlada em Aracaju.
Foram realizados mutirões em diversos pontos da cidade, a exemplo dos bairros Siqueira Campos, Santa Maria e Grageru. Foram confeccionados folderes e cartazes mostrando como se prevenir deste problema além da distribuição da cartilha “Janjão na luta contra a dengue”, para as crianças que estudam nas escolas da rede municipal.
Outro aspecto que possibilitou que Aracaju continuasse com os índices de infestação da dengue sob controle foi a parceria que a SMS fez com o Exército para o trabalho de campo. Aproximadamente 200 soldados que fazem parte do 28° Batalhão de Caçadores foram capacitados a reconhecer focos da dengue e combatê-los.
Além disso, os agentes de saúde do IEC – Informação Educação e Comunicação – da secretaria estão encenando em escolas e em associações de bairro o “Reisado da Saúde”, peça teatral que mostra como se prevenir contra o mosquito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.