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“O Governo de Sergipe se transformou num modelo para o país”. A declaração da renomada jornalista Pollyana Ferrari, autora de Jornalismo Digital, livro referência no assunto, atesta o pioneirismo do Governo do Estado em se tratando do fenômeno das mídias digitais. A adesão da administração estadual ao universo do Twitter, Orkut e Facebook foi o grande destaque da abertura do ‘I Seminário Mídias Digitais e Transformação Social: Um novo paradigma para a comunicação’.

A solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira, 27, no auditório do Hotel Quality, diante de jornalistas, radialistas, publicitários e universitários dessas e outras áreas, todos usuários das mais novas tendências da comunicação. Na oportunidade, eles acompanharam explanações sobre a incorporação das redes sociais na comunicação governamental e no estreitamento das relações entre os cidadãos-usuários.

De acordo com o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, a constituição de um núcleo focado na inserção do Governo nas mídias digitais foi um fator decisivo para o estágio de destaque em que a gestão estadual se encontra atualmente no que concerne aos novos meios.

“Quando cheguei ao Governo percebi de imediato que havia um grande debate na sociedade sobre as mídias digitais e estávamos fora disso. Por isso que hoje é muito gratificante constatar que o Governo é uma presença real dentro deste debate”, destacou o secretário.

Coube à coordenadora do Núcleo de Cultura Digital (NCD) da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), Maíra Ezequiel, apresentar os desafios que acompanharam a implementação do blog do Governo de Sergipe (o e-Sergipe.net), sobretudo diante da ausência de iniciativas semelhantes que pudessem servir de parâmetro. 

“Se hoje estamos bem avançados, é porque o Governo quis arriscar, experimentar as redes sociais. Nossa situação atual é de uma abrangência muito grande e um uso muito ativo das várias possibilidades existentes”, comentou Maíra, que no decorrer de sua palestra esclareceu de que forma o e-Sergipe conseguiu chegar ao público e ampliar sua quantidade de acessos.

Segundo ela, por meio do blog e das redes sociais, como o Orkut, Twitter, Facebook, Delicious e Youtube, os internautas criaram “uma sensação de que realmente estão falando com o governo”. Para Maíra, isso tem se revertido em números significativos, como os atuais 402 ‘fãs’ no Facebook, os 1.629 ‘seguidores’ no Twitter, os 861 ‘amigos’ no Orkut e as 40.243 exibições de vídeos no Youtube.

Palestra internacional

Parceira da Secom na realização do Seminário, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) trouxe ao evento a coordenadora de Projetos Especiais e da Divisão de Notícias do Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas, Soad Sommereyns.

Conforme a convidada, as mídias sociais ganham ainda mais importância quando usadas para ajudar os países e pessoas que mais necessitam. “Esses métodos podem informar tudo que as nações estão fazendo agora. Podem dizer onde e como ajudar. Podemos usar esses meios não só para informar, mas para ajudar, pois agora temos muitos meios para contatar pessoas”, observou Sommereyns.

Após a palestra internacional, o primeiro dia de atividades do Seminário foi encerrado com o lançamento do livro ‘As Forças das Mídias Sociais’, da jornalista Pollyana Ferrari. Amanhã, 28, no último dia do evento, ela será uma das palestrantes.
Logo entre 8h30 e 10h30, a professora da PUC-SP dividirá a mesa redonda ‘Web 3.0, assessoria de comunicação e relacionamento nas redes sociais’, com o consultor de comunicação e tecnologia Sérgio Amadeu (UFABC), o jornalista integrante da equipe do Blog do Planalto, Jorge Cordeiro, e a diretora de internet da Secom da Presidência da República, Silvia Sardinha.

Reconhecimento

Veterano radialista sergipano, Carlos Magalhães esteve entre os profissionais de comunicação que prestigiaram a abertura e reconheceram o caráter inovador do Seminário. “O mundo se comunica cada vez mais e nós precisamos acompanhar isso também com capacitação profissional, permitindo que essa interação da mídia eletrônica com a sociedade seja cada vez maior”, comentou.

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