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Turistas de vários locais do Brasil que passam as festas juninas em Aracaju já se sentem convidados a voltar outras vezes, trazendo mais alguém junto. Este sentimento está sendo despertado por meio do Arraiá do Povo e é parte de uma nova estratégia da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) para consolidar o crescimento do turismo em Sergipe. A divulgação de outros pontos turísticos da cidade e do estado acontece no Arraiá por meio da ‘Casa do Turista’.

O espaço desenvolvido pela Emsetur e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) possui fotos, vídeos e panfletos sobre locais a serem visitados na capital e em cidades do interior, destacando características de cada município, como artesanato, culinária, praias, folclore, entre outros. Peças de artesanato e livros também são expostos na Casa do Turista, além de informações úteis ao visitante.

A casa foi aprovada pela baiana Ana Lúcia Carvalho de Souza, que mora em Salvador e visitou o Arraiá do Povo pela segunda vez, acompanhada de uma amiga e uma cunhada. Ela se disse encantada com a beleza, a segurança e a estrutura do ‘Arraiá’ e também da cidade de Aracaju. “Vários fatores me fizeram voltar para Aracaju. A cidade é receptiva, é bonita, natural, não é violenta, tem bons serviços e um espaço ótimo e acolhedor como este”, disse.

Lúcia falou também que já conhecia outras cidades do interior e acredita que todo o estado possui um enorme potencial turístico. “Por exemplo, eu não sabia que o artesanato daqui é tão forte. É uma fonte de renda importante para muitas pessoas. Existe muita coisa pra se ver aqui e com certeza voltarei uma terceira vez. Já me sinto sergipana”, diz a baiana, entre risadas.

Mesmo sem ter passado pela ‘Casa do Turista’, o próprio São João sergipano foi cartão de visitas para o gaúcho José Macário Abel, morador de Porto Alegre, que esteve no Arraiá do Povo há três anos, por convite do irmão, Jones, que vive em Aracaju há mais de 10 anos. Acompanhado da esposa e de outros quatro parentes, Macário elogiou algumas melhorias que aconteceram no evento de três anos para cá.

“Está bem melhor, bem mais iluminado, com uma decoração bonita, um clima mais vibrante. E o nível das pessoas que passam por aqui é selecionado”, disse o gaúcho, que estava ansioso para ver a apresentação das quadrilhas juninas. “É um tipo de São João que a gente não conhece no Rio Grande do Sul, bem diferente do que chega a ser encenado nas escolas, falou Macário, que pretende retornar a Aracaju daqui a dois anos. “Vou conhecer outros lugares e depois volto pra cá”, garantiu.

Cartão de visitas

A estratégia de convidar o turista para voltar é um efeito das campanhas de divulgação do São João de Sergipe já realizadas desde o início do ano, em estados vizinhos e do centro-sul do país. Segundo o presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima Andrade, o ‘Arraiá’ funciona como “um convite ao turista para aproveitar mais as nossas riquezas naturais e culturais, que ele curta os nossos outros pontos turísticos em outras épocas do ano”.

A combinação destas características com o público seleto, a segurança redobrada e a escolha de grupos que representem a legítima tradição junina do nosso estado ajudaram a consolidar o Arraiá como um evento diferenciado. “O sucesso do Arraiá do Povo é uma prova de como se faz um São João de qualidade e diversificado. A gente mostra que Aracaju tem espaço para um evento de grande porte com grandes shows, como o Forró Caju, e um espaço dedicado à cultura, ao artesanato, às comidas típicas, uma síntese do que representa o Estado de Sergipe”, disse José Roberto.

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