[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A construção da Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) é uma ação municipal, implementada através da Secretaria de Planejamento (Seplan), que vai dotar a capital sergipana de um importante instrumento de democratização e difusão científico-tecnológica. Orçada em R$ 495.625,45, está sendo viabilizada por uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Prefeitura de Aracaju (por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A execução da obra, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), já conta com 35 % dos serviços concluídos. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Andréa Galindo, o Parque foi escolhido por ser uma área importante da cidade, de preservação ambiental e fácil acesso para a população aracajuana. “Tem tudo a ver com a Casa, porque a gente propõe trazer a ciência e tecnologia para a vida das pessoas e integrando também o meio ambiente, através da biologia”, contou.

O espaço em construção supervisionada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está dividido em três blocos, sendo que o principal deles abrigará o Planetário, planejado para receber visitas programadas de grupos de estudantes. Segundo informou a arquiteta, o projetor principal do planetário já foi adquirido pela administração municipal e também já existe orçamento aprovado para a compra dos demais aparelhos necessários para a Casa.

“O equipamento de última geração foi importado pelo município. Essa foi a primeira vez que a prefeitura realizou uma compra dessa maneira. Ele ficará no centro do planetário e fará projeções do céu, de estrelas cadentes e planetas na cúpula, num processo semelhante a uma sala de cinema, só que no alto”, explicou Galindo, enfatizando que desde crianças até a terceira idade poderão ter acesso ao espaço.

Um dos demais blocos será destinado para a Experimentoteca, que funcionará disponibilizando o empréstimo de material gratuitamente para utilização em sala de aula, tendo como público-alvo professores de Ciências do ensino fundamental, médio e superior; também haverá nesse espaço 4 salas de multiuso, que servirá para a realização de oficinas e laboratórios; um espaço administrativo, rol de acesso e área para exposições.

O último bloco funcionará como um espaço de apoio, que abrigará os sanitários, copa e sala para manutenção. A CCTECA terá um acesso independente do parque, com estacionamento próprio e estará aberto a toda a população, proporcionando a popularização da Ciência e da Tecnologia. Os visitantes poderão perceber como esses assuntos não estão longe da suas vidas, mas presentes no cotidiano de cada um.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.