[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) para dependentes químicos Primavera, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza todas as terças e quintas-feiras oficinas produtivas. O objetivo é promover uma melhor inserção social aos usuários do sistema que muitas vezes pensam que a vida acabou. Além disso, os produtos que os usuários criam durante as oficinas terapêuticas poderão ser comercializados. Uma parte do dinheiro arrecadado é revertida para compra de novos materiais e o restante dividido entre os usuários.

A iniciativa de comercializar os produtos partiu da necessidade que os usuários tinham de mostrar seus trabalhos, podendo provar para a sociedade que eles são capazes de desenvolver atividades normalmente. “Nós tínhamos essa necessidade de expor mais nossos trabalhos”, afirmou Sérgio Andrade, oficineiro e redutor de danos do CAPS.

Segundo ele, esta iniciativa vai proporcionar uma visão mais amena e mais confiante, tanto por parte dos usuários, quanto da sociedade. “Através destes trabalhos a sociedade vai passar a olhar com outros olhos para eles”, enfatizou.

Além de proporcionar um momento de lazer, as oficinas produtivas geram um novo meio de renda. “Muitos que começaram nesta oficina estão ganhando seu dinheiro fabricando as peças e comercializando na própria casa”, afirmou Andrade.

Cerca de 20 usuários se reúnem todas as terças e quintas-feiras e criam os objetos. Os materias confeccionados estarão expostos na última semana do mês de janeiro no Mirante da 13 de Julho durante a semana de mostra dos CAPS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.