Capacitação aborda modificações trazidas pelo Plano-Safra 2011/2012
Lançado em Sergipe no final do mês de agosto, o Plano Safra 2011/2012 previu investimentos da ordem de R$ 150 milhões para a agricultura familiar do Estado. Entretanto, não foram só investimentos financeiros que o plano trouxe de benefício ao homem do campo. Algumas modificações, a exemplo da redução da taxa de juros em algumas linhas do Pronaf, também compõe o pacote de benefícios. Por isso, e para que essas informações cheguem ao agricultor rural de forma didática, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), está promovendo, no período de 26 a 30 de setembro, o Curso de Qualificação de Créditos para Políticas Públicas.
Destinado a 30 técnicos da empresa, o curso tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos referentes ao crédito rural com foco nas políticas públicas, por meio de uma análise mais aprofundada da Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), do ponto de vista da elaboração de projetos para linhas de créditos dos principais agentes financeiros, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na pauta do curso também serão abordados questões sobre o Programa de Garantia de Preço para o Agricultor Familiar (PGPAF).
“O Plano-Safra, a cada ano, tem algumas adequações que visam uma melhor aplicação dos recursos, bem como atender as necessidades dos agricultores e, nesse contexto, a Emdagro está proporcionando esse treinamento de modo a capacitar cada vez mais nossos técnicos para que eles orientem os agricultores assistidos sobre as políticas públicas”, comentou o Gerente de Crédito Rural da Emdagro, Deodato Lima Filho.
Dentre as modificações trazidas pelo Plano-Safra 2011/2012, Deodato acrescentou outros benefício que serão discutidos no curso. “Trataremos também da ampliação do prazo de pagamento, que era de 8 e passou para 10 anos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); do aumento do limite de crédito do Pronaf B, o qual o agricultor tinha acesso a 2 mil reais passou para 2.500,00. Todas as alterações que vieram para beneficiar o agricultor familiar nós colocamos na programação do curso”, assegurou.
- Capacitação aborda modificações trazidas pelo PlanoSafra 2011/2012 – Fotos: Ascom/Emdagro