[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A gestora da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maria Teles dos Santos, esteve na tarde desta terça-feira, 27, apresentando a estrutura e projetos de sua secretaria a uma comissão de técnicos do banco Mundial. A iniciativa faz parte de uma missão do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial), que está no estado para discutir com o governo possibilidades de financiamento para novos investimentos estruturantes para Sergipe, além dos empréstimos já obtidos.

A reunião aconteceu na Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Além da estrutura da SEPM, os técnicos da missão conheceram os projetos das secretarias de Planejamento, Finanças, Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Direitos Humanos, Inclusão Social e o programa Bem Menina Bem Mulher, Segurança Pública e Habitação. A iniciativa prevê que os instrumentos estratégicos orientem a ação governamental para o alcance da meta mobilizadora do governo: a erradicação total da miséria em Sergipe até o ano de 2016.

Explanação

A secretária Maria Teles iniciou sua explanação pelos eixos trabalhados pela SEPM: autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; pacto nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres; saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos; e educação inclusiva e não sexista. “O nosso objetivo é dar voz as mulheres e atuar como interlocutores para que suas necessidades sejam atendidas”, enfatizou a secretária.

Maria Teles falou sobre a preparação para a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, cuja etapa territorial aconteceu no estado entre os dias 9 e 31 de agosto e a etapa estadual se realizará nos dias 8 e 9 de novembro, na capital.  “Ao longo desse período, reunimos mais de mil mulheres e mostramos a importância de discutir a elaboração de propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero”, completou.

“Temos projetos ainda sendo construídos em parceria. No bairro Sagrada Família (Coqueiral), estamos junto com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) capacitando 50 mulheres através do programa Mulheres Mil”, informou Maria Teles. A secretária acrescentou que, com a Caixa Econômica Federal, a SEPM deverá desenvolver um novo projeto. “Estamos discutindo sobre isso, queremos realizar um belo trabalho social por meio dos programas habitacionais da Caixa”, disse, informando ainda que com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a SEPM estará desenvolvido um trabalho de fortalecimento de grupos sociais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.