[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde a semana passada a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, vem fazendo a recuperação do canteiro central da avenida Júlio César Leite, uma das principais da cidade.
O trabalho de jardinagem consiste em aproveitas o projeto paisagístico já realizado, porém, com o plantio de novas mudas e uma variedade maior das espécies ornamentais. A partir do dia 14, equipes de jardinagem da Emsurb iniciaram o revolvimento do solo e a mescla com terra vegetal, fazendo com que haja um revigoramento das plantas existentes. Ainda na fase inicial do serviço, foi adicionado esterco e também foi feita a recuperação das pedras portuguesas que compõem as passarelas párea travessia de pedestres. Na conclusão da primeira parte da recuperação do canteiro, foi feita a roçagem, capinação e borda.
Pouco a pouco a avenida vai ganhando um colorido especial com a introdução de espécies palmáceas, como coqueiros anões. Pelas informações do gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, cerca de 12.500 mudas serão utilizadas na restauração do canteiro, além de plantio de grama e mais 30 coqueiros anões. “Na verdade, o projeto paisagístico contempla outras áreas da cidade. Posso citar como exemplo a avenida Camilo Calazans, que há 15 dias estamos trabalhando para entregar à comunidade do bairro América como um grande jardim”, informa.
Francisco Ney acrescenta que, paralelamente, há ainda a manutenção dos jardins de todas as unidades de saúde do município e outras praças da capital, entre elas a Minervino Costa e Silva, no conjunto Bugio, e a praça da igreja do Lamarão. “O plantio e a escolha das espécies soa de acordo com a localização do canteiro, pois de nada adianta o plantio de uma muda pouco resistente ao sol se não há sombra o bastante para criá-la”, explica.
Outra informação prestada pelo gerente de áreas Verdes da Emsurb é que a empresa está procurando intensificar os projetos paisagísticos tendo em vista que o clima está mudando em relação aos últimos meses do ano passado e os primeiros deste ano. “A forte estiagem dos últimos cinco meses prejudicou a grama e as plantas, mas a ocorrência de chuvas com maior freqüência a partir de agora vai propiciar uma melhor condição para o crescimento das espécies ornamentais”, explica, acrescentando que a intenção da Emsurb é justamente aproveitar o período chuvoso e o inverno para retomar os projetos paisagísticos em toda a Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.