[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Anualmente 36 km de canais são assistidos através de limpezas manuais e mecanizados em Aracaju. Com objetivo de intensificar esta execução de serviço, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) adotou uma nova técnica de Sistema de Barragem Móvel. O primeiro canal a passar pelo tratamento será bairro Jardins, que iniciará nesta sexta-feira.

A técnica trazida de Recife pela empresa contratada Hidromax, barra a passagem das águas de um lado do canal por aproximadamente seis horas. De acordo com o engenheiro mecânico Petrônio Gama, todo o procedimento depende do fluxo de água que vem da maré.

“A barragem retém uma parte das águas do canal quando a maré seca, a lona acondiciona parte da água, para que a onda provocada pela descarga tenha velocidade suficiente para arrastar e diluir toda a lama do fundo do canal, renovando a água que provoca o mau cheiro. Já os lixos flutuantes serão barrados na boca do canal por uma tela, que depois será recolhido através de uma máquina”, explica Petrônio.

De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Gilson Ramos, a técnica de Sistema de Barragem Móvel é adequada para canais situados em vias movimentadas e pavimentadas. “Toda a estrutura da barragem é montada dentro do canal, o que impede transtornos no trânsito, e não danifica as calçadas e o revestimento dos canais”, coloca.

O tratamento acontecerá nos canais das avenidas Pedro Valadares, Anísio Azevedo, Airton Teles, Silvio Teixeira, Gonçalo Rollenberg, Gentil Tavares, Hermes Fontes e do Colégio Dinâmico . Inicialmente toda a ação é de prevenção, mas o intuito é que a atuação seja de manutenção. Durante todo o ano está previsto que 252 descargas sejam executadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.