[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aos 19 anos, Ellen Silva de Carvalho sintetiza o processo de mudança econômico e social vivenciado por Sergipe. Segunda colocada geral no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo a primeira colocada no primeiro vestibular de Medicina realizado para o Campus de Lagarto, Ellen é filha de agricultores que, atualmente, investem no comércio de Lagarto com uma pequena loja de material de construção.

Sua trajetória, bem como de sua família, entrelaça-se com investimentos do Governo do Estado na geração de renda, incentivo ao micro e pequeno empreendedor e interiorização do ensino superior.

O campus de Lagarto foi instalado em março deste ano com os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que ofertam 50 vagas cada. A partir de 2012, o campus também oferecerá as graduações em Medicina e Odontologia.

“Não poderia haver prova maior do acerto dessa política do que a história dessa jovem. Esta é uma jovem de origem humilde, que conseguiu um feito histórico graças ao seu esforço e talento e comprova o que falamos sobre proporcionar melhores condições de vida aos filhos dos trabalhadores. Parabéns e desejo que tenha muito sucesso em toda a sua trajetória”, declarou o governador Marcelo Déda durante o  lançamento da pedra fundamental do novo campus da saúde professor Antônio Garcia Filho, no município de Lagarto, na tarde desta quinta-feira, 22.

Ellen cursou o ensino fundamental e médio em uma escola adventista particular e foi bolsista em um colégio particular de Aracaju. Em entrevista, a garota destacou a importância do campus para os jovens do município. “Sempre quis fazer medicina e tinha consciência das dificuldades. Para cursar o pré-vestibular, passava a semana em Aracaju e os finais de semana aqui, em Lagarto. Sem dúvida o novo campus fará uma enorme diferença na vida dos jovens que sonham ingressar no curso superior. E cursar Medicina perto de minha casa, de minha família é muito melhor”, disse.

Sua mãe, Luzinete Silva de Carvalho, lembra que ela e o esposo, Edvaldo Santos de Carvalho, investiram no comércio para aumentar a renda da família e, assim, custear as despesas das duas filhas em Aracaju.

“As meninas são bolsistas em Aracaju e tínhamos o custo de transporte, alimentação e estadia das duas. Viemos de famílias de agricultores e temos muito orgulho disso, mas resolvemos investir em outra atividade para financiar os estudos das meninas. Uma educação de qualidade era a única garantia que elas teriam uma vida diferente da nossa, que poderiam ter opções. Não sei se posso definir nossa loja como uma micro empresa, mas é daqui que tiramos o sustento”, disse.

“Estou orgulhoso. A aprovação de minha filha é uma satisfação enorme, só tenho a agradecer à Deus”, disse Edvaldo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.