[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Prossegue até amanhã, sexta-feira, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. As pessoas com idade acima dos 60 anos, que ainda não se vacinaram, devem procurar o posto de vacinação mais próximo de sua casa, munidas com o cartão de vacinação. Embora as chuvas venham atrapalhando um pouco a movimentação, “é importante não deixar para se vacinar na última hora, para que se evitem filas e tumultos”, afirma a gerente de imunização da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Moura.

Para assegurar a meta de cobertura prevista pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar algo em torno de 24.500 idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) instalou estrategicamente alguns postos de vacinação em shoppings, supermercados e agências bancárias.

Até agora, a campanha já imunizou cerca de 21.590 idosos em Aracaju, algo em torno de 61% do número previsto pela meta municipal, que é de vacinar 35 mil. Em algumas unidades as metas já foram alcançadas, tais como a USF Pedro Averan, localizada no bairro Santo Antônio, a USF Niceu Dantas, no Mosqueiro, e a USF Irmã Caridade, localizada no Povoado Aloque.

A coordenadora salienta que a Prefeitura de Aracaju tem feito uma mobilização enorme para manter a cobertura da vacina. Desde 1999 a SMS consegue alcançar a meta de 100%. Em 2004, por exemplo, a Saúde Municipal vacinou além do previsto pelo Ministério da Saúde, chegando a uma cobertura de 106%. No ano passado foram aplicadas 34.853 doses, possibilitando uma cobertura de 99,7%.

Todas as Unidades de Saúde da Família estão disponibilizando a vacina. Também estão sendo oferecidas as vacinas contra a difteria e o tétano. São ao todo 44 postos fixos e cerca de 700 profissionais envolvidos na campanha deste ano.

As pessoas que não podem se dirigir a qualquer um dos postos de vacinação estão recebendo a dose em casa. Conforme explica Débora Moura, para solicitar a vacina em casa é preciso entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima e agendar a visita.

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS, a campanha não tem como única preocupação a gripe, mas também suas conseqüências, já que indivíduos idosos são vulneráveis às doenças pulmonares agudas em conseqüência de anomalias como essas. A vacina diminui em grande proporção os riscos de contrair a gripe. Em pessoas saudáveis a eficácia da vacina chega a 90%.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.