[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou hoje o balanço da Campanha de Vacinação Anti-rábica, realizada no período de 18 a 23 de setembro. O número total de animais imunizados foi de 52.454 – sendo 41.117 cães e 11.337 gatos. Como a meta era vacinar 55 mil em todos os bairros da capital sergipana, o CCZ festeja ter alcançado a expressiva marca de 95,37% dos animais vacinados.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Gina Brandão Blinofi, o número supera inclusive a primeira campanha realizada este ano, em março, quando 50.061 animais foram vacinados. “Graças a uma boa divulgação e a maior conscientização da população, atingimos uma marca significativa”, disse Gina.

A coordenadora informa ainda que, nos dias da campanha, a CCZ espalhou pela cidade 94 pontos estratégicos para a vacinação, além de outros três pontos volantes no Brisa Mar, Horto Carvalho e Águas Belas. Participaram da campanha 640 pessoas, entre agentes de saúde, de endemias, médicos veterinários e pessoal de infra-estrutura.

Esta foi a última Campanha de Vacinação Anti-rábica este ano. A próxima ocorre em março de 2007. Gina, contudo, informa que o CCZ continua diariamente prestando o serviço de vacinação para os animais que não participaram da campanha. “Os proprietários dos animais podem procurar nossa sede, que faremos a vacinação gratuitamente”, avisa.

A coordenadora lembra que o último caso de raiva humana em Aracaju foi registrado em novembro de 2004. Já o último caso em Sergipe aconteceu em março de 2005, mas na cidade de Nossa Senhora do Socorro. “A população está mais atenta à importância da vacinação. O que não podemos é ‘baixar a guarda’, já que se trata de uma doença transmitida por vírus”, explicou.

Para a gerente do CCZ, o resultado da campanha foi satisfatório. “A cada ano conseguimos melhores resultados. Porém, os animais que não foram vacinados no período de campanha ainda podem ser imunizados no Centro de Controle de Zoonoses. A vacina é disponibilizada durante todo o ano e é gratuita”, alerta.

O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na avenida Doutor Carlos Rodrigues da Cruz, número 60, no bairro Capucho, entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Justiça Federal. Os telefones para contato são o 3179-3528, 3179-3564, 3179-3565 e 0800-2841343. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Resultados

Segundo Gina, embora o Ministério da Saúde estabeleça a realização de uma campanha por ano, a SMS investe para que o processo de imunização de cães e gatos seja acelerado. “Algumas pesquisas afirmam que o animal tem uma boa imunização a partir da quinta dose. Com a campanha acontecendo duas vezes por ano, é possível que esse animal esteja completamente imunizado no período de dois anos e meio”.

O resultado dessa atuação é percebido na diminuição dos casos de raiva animal no município de Aracaju. Em 2003, foram registrados dois casos, sendo os dois identificados no bairro Santos Dumont. Já em 2004, somente um caso de raiva foi notificado, desta vez no bairro Coqueiral. No ano passado e este ano, não foi identificado nenhum caso da doença.

A doença

A Raiva é uma doença que afeta animais como cão, gato, sagüim e macaco sendo transmitida no contato entre eles, com a possibilidade de transmissão para o homem. Os sintomas no animal geralmente são demonstrados por comportamento agressivo, falta de apetite e o incômodo que o animal sente com a claridade.

No homem, os sintomas não variam muito, o diferencial é em relação à forma de vacinação. Nesse caso, se há suspeita de contágio, é recomendada a procura de uma unidade de saúde para que sejam feitos os devidos exames e, se necessário, a aplicação da vacina. Já com o animal, existe um trabalho de prevenção por meio da vacina que deve ser aplicada no mínimo duas vezes ao ano. O animal vai criando imunidade à medida que é vacinado. Caso venha a contrair a doença, o animal será sacrificado. Em casos de agressão por um cão vadio procure imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.