[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro, que este ano no Brasil defendeu o lema “Aids e Racismo: o Brasil tem que viver sem preconceito”, foi marcado em Aracaju por uma grande caminhada por uma das principais avenidas da cidade. Este é o quinto ano de realização do ato, promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do programa municipal DST/Aids.

O objetivo é chamar a atenção da população para a saúde e para a sua prevenção. “Hoje em todo o mundo mobilizações como essa estão acontecendo. É importante que se faça um barulho a mais para chamar a atenção para a Aids, que está mais próxima de nós do que antigamente. E por dificuldades de informações chega mais facilmente na população pobre e negra, por isso é um momento também de luta contra a discriminação”, disse a coordenadora do programa DST/Aids, Maria Teles.

Partindo da praça da Bandeira, local de concentração da caminhada, milhares de estudantes de escolas municipais, estaduais, alguns vindos da Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro seguiram pelas avenidas Barão de Maruim e Ivo do Prado em direção à praça Fausto Cardoso. Também marcaram presença na marcha a Federação das Mulheres de Sergipe, a Federação de Bandeirantes do Brasil/ Região Sergipe, entre outros grupos, animados por um trio elétrico e pelo grupo Mania de Ser.

O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, esteve à frente da caminhada. Para ele a importância da mobilização está na informação que é passada. “Hoje é um dia de luta contra a Aids, o racismo e a discriminação. É importante que todos nós reflitamos sobre a exclusão quando a Aids ocorre nas pessoas mais pobres. É assim que a gente comunica as pessoas, luta contra a exclusão e a falta de informação que leva a contrair a doença. Aids só tem um remédio, a prevenção, que só é possível com informação”, declarou Rogério Carvalho.

A organização da caminhada teve o apoio da Guarda Municipal, das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Emsurb), de Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Educação (Semed) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), entre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.