[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de ontem, quarta-feira, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD) promoveu uma reunião ordinária na Estação Cidadania – Casa dos Conselhos e Direitos -, um prédio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), localizado nas adjacências da praça Olímpio Campos.

Na ocasião, o presidente do CMDPPD, Dilton Jorge, parabenizou a iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira ao lançar, há pouco mais de uma semana, a campanha ´Calçada Livre´, visando desobstruir tal espaço público. “A campanha é muito boa e eu estou participando. Foi um passo muito importante e corajoso. Até que enfim Aracaju teve um gestor para tomar uma decisão desse tipo”, destacou.

Para a reunião, que abordou os direitos dos Portadores de Necessidades Especiais (PNE´s), foram convocados todos os conselheiros – representantes de organizações governamentais e não governamentais.

“Hoje a discussão maior foi a respeito do mapeamento das pessoas com deficiência. É necessário fazermos um levantamento por residência, assim saberemos o tipo e quantos deficientes moram naquela área para que a gente possa fazer um acompanhamento e, por exemplo, solicitar um número maior de transportes para determinada localidade”, explicou o presidente do CMDPPD.

Outros temas relevantes tratados dizem respeito ao transporte, educação e mercado de trabalho para os portadores de deficiência. Por meio de uma troca de experiências entre pessoas atuantes em órgãos de diversos segmentos, a reunião procurou traçar frentes de ação em prol dos deficientes.

O Conselho

O CMDPPD tem oito anos de existência e sua função maior é fiscalizar e exigir os direito dos PNE´S. Atualmente são 30 conselheiros que, divididos em comissões, participam ativamente de intensas discussões.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.