[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para marcar o Dia do Gari foi oferecido um grande café na manhã de hoje. Reunindo todos os agentes de limpeza que trabalham em Aracaju, o café foi organizado e promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e pela Torre.

A festa aconteceu no Parque Augusto Franco (Sementeira) e houve uma apresentação do Coral da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). No encontro matinal houve uma aula de relaxamento. Para o agente de limpeza Vanderlei Evangelista dos Santos foi uma manhã diferente: “Gostei de tudo, mas a aula de relaxamento foi muito boa, queria que tivesse todo dia”, disse.

A apresentação do coral agradou muita gente. “Músicas para todos os gostos, adorei”, disse a margarida Maria do Carmo de Oliveira, que ouviu “Girassol”, “Feche os olhos”, “Luar de Capela” e “Quando te Vi” que fizeram parte do repertório. Em especial à data, o coral cantou o Hino dos 150 anos de Aracaju.

Integração
Foi pensando assim que a Emsurb e a Torre realizaram a comemoração do Dia do Gari. Para o gari Luís César Nascimento de Melo, o café da manhã foi uma oportunidade para reencontrar amigos. “Foi uma surpresa para mim. Encontrei pessoas que já não via há algum tempo por causa do horário de trabalho. Hoje foi o dia do reencontro, todos juntos no mesmo local”, disse contente.

De acordo com o presidente da Emsurb, João Andrade, este dia serviu para demonstrar o reconhecimento da Prefeitura de Aracaju e em especial do prefeito Marcelo Déda ao trabalho do gari. “Devemos reconhecer o serviço que eles realizam para a sociedade. São eles que deixam Aracaju bonita e limpa, agradando a população e os turistas que visitam a nossa cidade”, opinou.

Além dos agentes de limpeza e demais funcionários da Emsurb, participaram do café da manhã o secretário Municipal de Finanças, Nilson Nascimento Lima, a assistente social do Ministério Público Mercedes Dortas, o diretor da empresa Torre, José Antônio Torres Neto, e o coordenador da Casa de Papel da Torre, Edmilson Santos.

Dia do Gari
O Dia do Gari foi oficializado em Aracaju em 5 de janeiro de 2004, através da Lei Municipal 3.150. A data é dedicada aos profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.

O nome gari também é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que no século XIX se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, ao firmar com o Ministério Imperial contrato, em 11 de outubro de 1876, para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro, instituindo, assim, a profissionalização da atividade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.