[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe participou de um treinamento de atuação em casos de vazamento de produtos químicos na manhã desta terça-feira, 18. O exercício faz parte das atividades do Curso de Operações com Produtos Perigosos e foi realizado na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), no município de Laranjeiras.

De acordo com o tenente BM Carlos Alves, o papel do Corpo de Bombeiros é dar resposta primária no que diz respeito à identificação, isolamento da área afetada, contenção do produto derramado, salvamento das vítimas e o processo de descontaminação. Ele explicou que a corporação é o único órgão que atua em todas as fases do atendimento em acidentes com produtos perigosos.

"A intervenção em emergência com esse tipo de material exige que se tenham três equipes com atribuições diferentes. Em nosso treinamento, formamos uma equipe de intervenção, que atua diretamente na ocorrência; uma equipe de descontaminação e descarte dos materiais envolvidos e um outro grupo de suporte, responsável pela logística", explica o tenente.

Usando máscaras, cilindros de oxigênio e macacões de PVC, os alunos simularam um resgate de vítimas que ficaram asfixiadas e desmaiaram após o vazamento de cloro, que é um material químico corrosivo, e de potássio sólido, produto que reage perigosamente quando em contato com a água. Além de emergências em espaços confinados, foi feito um treino de descida de rappel com resgate de vítimas em altura.

O técnico de segurança da Fafen, Mirabeau da Conceição, diz que a meta é capacitar os profissionais de diversos órgãos que atuam simultaneamente em rodovias sergipanas em casos de acidente envolvendo produtos químicos perigosos. "O curso começou no último dia 10 e teve um total de 60 horas de aula. Dentre os assuntos abordados nas instruções teóricas estavam radioproteção, equipamentos de proteção individual, legislação ambiental, toxicologia e explosivos", ressalta.

Além de oito integrantes do Corpo de Bombeiros, participaram do curso 25 integrantes da Fafen, Polícia Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), da Defesa Civil, Terminal Marítimo de Carmópolis (Tecarmo) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.