[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Corpo de Bombeiros (CB) vem fiscalizando, desde o início de maio, os pontos de comercialização de fogos de artifício espalhados pelo interior do Estado e na capital. Diariamente, equipes formadas por bombeiros visitam os estabelecimentos com o intuito de observar a disposição das barracas, a instalação elétrica feita no local, se há a presença de extintores e se eles estão dentro da validade. Além disso, é verificado se o dono do estabelecimento possui a autorização da prefeitura para o funcionamento e o atestado de regularidade adquirido após vistoria prévia do Corpo de Bombeiros.

O processo de fiscalização acontece em três pólos divididos pelos bombeiros pelo interior. A cidade de Estância e mais cinco municípios representam um dos pólos, que é fiscalizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Já a cidade de Itabaiana, juntamente com mais seis municípios circunvizinhos, recebem visitas de uma outra equipe de militares, ligadas ao Grupamento do CB local. Por último estão os pontos de venda da Grande Aracaju, localizados nos bairros Coroa do Meio e Bugio e nos conjuntos Augusto Franco, Jardim, Santa Lúcia, Eduardo Gomes, Parque dos Faróis e Marcos Freire.

Caso algum comerciante seja flagrado vendendo fogos fora da regularidade, o Corpo de Bombeiros fará a notificação e todo o material encontrado no local será apreendido. "Caso o comerciante irregular consiga posteriormente a autorização para vender os fogos em uma área vistoriada, automaticamente terá o seu produto devolvido", explicou o tenente-coronel BM Souza Santos. O oficial ainda lembrou que todo material apreendido irregularmente é queimado em uma área segura, localizada no Feijão, município de São Cristóvão.

Conscientização

Os comerciantes que negociam com fogos de artifício em barracas instaladas no bairro Coroa do Meio apóiam a fiscalização efetuada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo eles, este tipo de iniciativa garante a venda de quem está regularizado e assegura uma maior tranqüilidade para os clientes. "A presença do Corpo de Bombeiros é muito importante, pois credita confiança a quem está apto a vender com segurança os fogos", disse o vendedor Manoel Ferreira, que vende fogos de artifício há 15 anos e garante que o acompanhamento dos militares é indispensável.

Até o momento, o Corpo de Bombeiro já recebeu algumas denúncias de venda clandestina de fogos de artifício em residências. Os militares estão analisando as queixas. No ano passado, o CB apreendeu cerca de uma tonelada de fogos de artifício que estavam sendo vendidos clandestinamente, boa parte no sul do Estado.

A população sergipana pode colaborar com o combate à venda irregular de fogos de artifício denunciando através do 193 do Corpo de Bombeiros ou pelos telefones 3221-1078 ou 3221-5000. Observar a procedência dos fogos de artifício e a instalação das barracas, bem como se o comerciante possui o alvará expedido pela prefeitura e atestado de funcionamento do estabelecimento, são dicas passadas para o público na hora de adquirir o produto.

"Boas instalações, equipamentos de segurança e permissão do vendedor são alguns pontos importantes que devem ser observados pelos clientes antes de adquirir os fogos de artifício. Além disso, é importante salientar que adolescentes apenas podem adquirir fogos acompanhados dos seus responsáveis", finalizou Souza Santos.

VEJA MAIS NOTÍCIAS E A PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS NO SITE ESPECIAL DOS FESTEJOS JUNINOS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.