[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Biblioteca Móvel Itapemirim está em Aracaju desde a última sexta-feira, dia 19, e fica na cidade até o dia 1º de junho, disseminando informações e incentivando a leitura por onde passa. O projeto atende crianças, jovens e adultos de diferentes localidades. Aquele que chegar à Biblioteca Móvel se surpreenderá com a mais diversa programação, que conta com oficinas lúdicas, teatro de fantoches, contação de histórias, encontro com autores, agendamento de escolas, exposições, palestras, apresentações musicais e apresentações teatrais.

Neste período em que o projeto está em Aracaju, o horário de visitação é das 10 às 17 horas. Normalmente o horário reservado para as escolas é das 10h30 às 11 horas e das 13h30 às 14 horas. De acordo com a diretora da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, Zélia Trindade, a escola que tiver interesse em levar seus alunos para conhecer a Biblioteca Móvel Itapemirim deve fazer o agendamento escolar pelo telefone (79) 3179-3742. “Este projeto, por ser diferente, acaba despertando a vontade das pessoas em procurarem as bibliotecas. O acervo que está disponível no ônibus também pode ser encontrado nas bibliotecas municipais e em um volume maior”, comenta Zélia.

Para o monitor da Biblioteca Móvel, Roverson Rodrigues, trabalhar num projeto como esse é muito importante, já que promove a leitura, que é à base da educação. “Em linhas gerais posso dizer que é gratificante fazer parte deste projeto, por levarmos cultura para diferentes pontos do país, além do retorno que sentimos das pessoas por estarem conhecendo algo novo (Biblioteca instalada em um ônibus). É visível em algumas situações vermos o brilho nossos olhos das crianças”, fala Roverson.

Segundo Nanci Fabiana, professora do Jardim de Infância Augusto Maynard, levar as crianças para conhecer esse projeto é muito interessante por fazer um resgate da literatura e do imaginário. “Eu aprendi a ler antes de ir para a escola, através dos gibis. Possibilitar as crianças o encontro com a leitura, sendo ela por meio dos livros ou gibis, faz com que as crianças viagem através da escrita, e desperte o imaginário. Portanto, este projeto está de parabéns”, destaca Nanci.

O estudante Diogo Magalhães, 9, esteve na Biblioteca Móvel e disse que adora ler. “Desde cedo meus pais me incentivam a ler. Gostei muito desta biblioteca; o livro ‘111 poemas’ é muito engraçado”, diz Diogo.

Nos dias 19 e 20 deste mês a Biblioteca Móvel esteve presente no Circuito ´Arte em Toda Parte´, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) na Praça Franklin Roosevelt, no bairro América. Entre os dias 21 e 26, quem passar na Praça Camerindo, localizada na avenida Barão do Maruim, poderá conhecer a Biblioteca Móvel. Já nos dias 27 e 28, ela estará no bairro Santa Maria, dentro da programação do ´Grito da Periferia´; e de 29 de maio a 1º junho retorna à Praça Camerindo, encerrando assim as atividades na capital sergipana.

Biblioteca Móvel

O projeto pedagógico foi desenvolvido pela professora Walda Antunes, doutora em Educação e mestre em Planejamento Bibliotecário. O projeto Biblioteca Móvel Itapemirim está sendo desenvolvido há dois anos pela Viação Itapemirim, em parceria com as prefeituras municipais. O acervo conta com mais de dois mil títulos de diversas áreas de interesse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.