Biblioteca Ivone de Menezes promove conhecimento e aprendizagem permanentes
A instituição, mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), conta com aproximadamente 12 mil livros, além de outros suportes de informação como fitas cassetes, DVD´s e CD´s. O acervo geral disponibiliza obras de referências, enciclopédias, dicionários, almanaques, guias e livros técnicos e didáticos. No setor de periódicos é possível encontrar fascículos avulsos, jornais, revistas e outras publicações.
O público infanto-juvenil tem uma área exclusiva, com livros de literatura, atlas e materiais recreativos. O objetivo maior deste setor é incentivar o hábito da leitura e a socialização das crianças através de atividades lúdicas, como narração de histórias, brincadeiras de roda, dramatização, teatro de fantoche, oficinas de desenho, pintura, reciclagem, exibição de vídeos e palestras. E para valorizar as tradições culturais locais, vem sendo desenvolvidos, em períodos específicos, diversos projetos, a exemplo da matinê carnavalesca infantil, o ´Arraiá de aniversário´, ´Criança Feliz´, exposições temáticas e, no mês do folclore, explanações sobre lendas populares.
Usuário
O leitor pode levar obras emprestadas para leitura domiciliar por um período de oito dias, podendo renovar o empréstimo por igual período, caso o livro não esteja na lista de reserva. Há ainda a opção de consultar o acervo na Biblioteca e recorrer ao serviço de apoio ao usuário, com orientação em estudos, pesquisas e na elaboração de bibliografias.
Para ter acesso ao acervo basta efetivar a inscrição, que é gratuita e pode ser feita no local – Praça Major Edeltrudes Teles s/n, Augusto Franco. Os interessados devem apresentar duas fotos 3×4 recentes, carteira de identidade (com cópia) e comprovante de residência (com cópia). A Biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13 horas.
Novidades
Em comemoração à Semana Nacional dos Museus, será aberta na próxima terça-feira, dia 15, às 19 horas, a exposição ´Aracaju de Outrora´, que permanece em cartaz até o dia 8 de junho. No mesmo dia, às 19h30, haverá a primeira edição do projeto ´Encontro Com o Escritor´, que vai contar com a participação do autor sergipano Manoel Luiz Cerqueira. Na ocasião, o escritor vai lançar as obras infanto-juvenis ´O fio e o fio encarnado na trama da vida´ e ´A viagem do papagaio Joaquim´, que vão integrar o setor dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]