[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste sábado, 29, é dia de visita da caravana da cidadania ‘Sergipe de todos’ ao bairro Santa Maria, em Aracaju. O projeto do Governo de Sergipe já beneficiou mais de 500 mil cidadãos com a oferta de serviços e informações de secretarias, órgãos da administração estadual e entidades parceiras. Durante a realização do evento, a equipe do programa Bem Mulher levará ações de prevenção às cidadãs com idade entre 25 e 59 anos.

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), executada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o Bem Mulher – que já se consolidou como um dos programas mais bem sucedidos da atual gestão – receberá o público-alvo nas instalações da unidade de saúde Celso Daniel, no conjunto Padre Pedro, das 8h às 17h. Esta é a 40ª localidade beneficiada pela ação.

Na ocasião, serão oferecidos serviços de saúde voltados, principalmente, para prevenção do câncer de colo uterino e de mama, com a realização de exames de lâmina (Papanicolau) e diagnóstico clínico da mama. Para as cidadãs que apresentarem algum sinal ou queixa de infecção ginecológica, haverá distribuição gratuita de medicamentos.

Além disso, será realizado teste rápido para detecção do HIV (vírus da Aids) e todas as cadastradas participarão de oficinas que abordam diversas temáticas ligadas à saúde feminina, dentre elas, doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. Aquelas que manifestarem o desejo de realizar a laqueadura tubária (cirurgia para esterilização definitiva), ou fazer a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), terão o devido encaminhamento para realização dos procedimentos.
 
Expectativa

 
Desde que o ‘Bem Mulher’ foi lançado, em março do ano passado, mais de 18 mil mulheres de Sergipe já foram beneficiadas nos 39 municípios visitados pelo programa – sendo essa a segunda passagem por Aracaju. A primeira beneficiou as internas do Presídio Feminino (Prefem). Desta vez, estima-se que os 120 profissionais envolvidos levarão benefícios para cerca de 200 mulheres moradoras do bairro Santa Maria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.