[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No último sábado, dia 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), transferiu as instalações das beijuzeiras do mercado Antônio Franco para um novo espaço. Agora as comerciantes de comidas típicas da tapioca contam com uma padronização no setor. Além da beleza física dos novos pisos, mármores e teto forrado, o Espaço do Beiju oferece boxes adequados para armazenar os alimentos.

Josefina dos Santos, comerciante há 40 anos de beiju e de comidas típicas da capital, como sarôio, mal-casado, pé-de-moleque, comenta que depois da reforma o setor das beijuzeiras vai aumentar a clientela. “Agora o Espaço do Beiju ficou organizado. A nova estrutura trouxe condições mais adequadas, até mesmo de higiene e isso atrai a clientela”, ressalta a comerciante, dizendo que a reforma do setor foi uma promessa do ex-prefeito Marcelo Déda, e que o atual prefeito Edvaldo Nogueira realizou. “No sábado, quando eu vi tudo pronto, limpo, bonito, eu me emocionei, porque essa era uma reivindicação antiga nossa. A Prefeitura de Aracaju se comprometeu e fez o que ninguém antes pensou em fazer”, declara Josefina.

Para a aposentada Maria Elze de Brito Santos, freqüentadora do mercado Antônio Franco, as novas acomodações do setor de tapioca vão atrair mais o interesse do público. “Sempre comprei tapioca e beiju aqui, mas agora me sinto mais confortável e até mesmo segura por ver que as condições de comercialização e de higiene melhoraram significamente”, explica a cliente.

Rui Costa, degustador antigo das iguarias sergipanas, acrescenta que o novo ambiente caracteriza melhor o setor da tapioca. “Quem é que não gosta de fazer compras em um ambiente limpo, organizado e bonito? Todo mundo. Saborear as comidas da nossa terra é muito bom e melhor ainda é comprar produtos que ofereçam qualidade. E como era aqui antigamente essa qualidade se perdia pela falta de condições adequadas para o comércio”, lembra.

Segundo a beijuzeira Maria Salvelina dos Santos, comerciante há 36 anos, o novo Espaço do Beiju trouxe mais segurança. “Antes éramos nós que ficávamos com as chaves daqui e agora a Emsurb é que vai tomar conta. Isso foi ótimo pra gente, pois eles garantem a segurança do espaço físico e das nossas mercadorias”, comenta Salvelina.

Em breve, mais um setor do mercado Antônio Franco será transformado. O setor de flores, conhecido como a Passarela das Flores, que interliga os dois mercados, já está passando por reparos. A cobertura em policarbonato, instalada desde a reforma realizada no ano 2000, já não apresenta uma funcionalidade ideal para os comerciantes de flores. A estrutura será substituída por uma cobertura em fibra, mais econômica e de fácil manutenção. Atendendo às solicitações dos comerciantes, também serão construídos balcões específicos para o comércio de flores, que vão proporcionar – assim como os projetados para o setor de tapioca – melhores condições de trabalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.