[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As localidades menos favorecidas economicamente da capital sergipana são as mais beneficiadas com a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Atualmente, há 130 mil contribuintes ativos do município, sendo que uma grande parte dos aracajuanos, cerca de 50 mil moradores, estão isentos do IPTU em Aracaju, em sua maior parte distribuídos em bairros como Santa Maria, Lamarão, Cidade Nova, Jardim Centenário, Santos Dumont e outros.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), esse benefício existe para assegurar uma política fiscal destinada àqueles que não podem pagar o tributo. Para obter a isenção, é necessário atender a alguns requisitos, como possuir renda familiar até no máximo dois salários mínimos, ser proprietário de apenas um imóvel residencial, com valor venal de até R$ 5 mil e nele residir.

O secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, explica que, para aqueles que possuem renda de até R$ 700,00, é preciso fazer um requerimento na Sefin para ficar isento. “O prazo para 2007 já acabou. Somente poderá ser requerida até junho deste ano a isenção que só será válida em 2008”, comenta.

Dentre os bairros que mais tem número de isentos, o Santa Maria apresenta um número considerável: 4.206 famílias. Entre estes beneficiados está a dona-de-casa Marleide Gomes de Andrade, que mora com os filhos no bairro. “Desde o ano passado sou isenta do IPTU. É muito bom, porque já diminui as despesas da casa”, diz.

É o caso também de outra dona-de-casa, Renata Jesus Gomes, que mora com o marido e os filhos e é beneficiada pela isenção há dois anos. Para o desempregado Marcos Vinicius Bernardo, morador do Santa Maria há cerca de 12 anos, foi ótimo o benefício. “Fui lá na Secretaria de Finanças e logo consegui ficar isento assim que comprovei as minhas condições”, afirma Marcos.

Veja mais…

Isenções do IPTU em Aracaju obedecem à lei[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.