[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou o Pré-Jabu, a prévia carnavalesca que reúne toda a comunidade do Largo da Aparecida, bairro Jabotiana. A festa foi marcada por muita animação, um evento realizado com o propósito de proporcionar a integração entre crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio dos programas sociais executados pela Semasc. Um trabalho idealizado pela equipe de educadores sociais que visa a integração das gerações, além de resgatar o carnaval tradicional.

O carnaval comunitário foi realizado num condomínio do bairro Jabotiana, que contou com a presença de 146 crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e cerca de 50 idosos daquela comunidade e de outros bairros: Castelo Branco, Santos Dumont, Alto da Jaqueira e Farolândia. O Pré-Jabu foi animado pela Banda de Fanfarra da Jabotiana, que interpretou antigos frevos, relembrando os antigos carnavais.

Para a diretora do Centro de Referencia da Assistência Social Madre Tereza de Calcutá, Cyntha Silva dos Santos Costa, o evento se caracteriza como um grande encontro entre as pessoas atendidas e os profissionais. “O trabalho de integração é de grande importância, principalmente quando falamos em gerações”, comenta. “Juntamos essas faixas etárias e desenvolvemos esta atividade”, complementa a diretora.

A gerente do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Semasc, Margarida Ribeiro, observa que o trabalho envolvendo gerações diferentes representa o grau de respeito e carinho que um deve ter pelo outro. Marcaram presença também a coordenadora pedagógica do Peti, Telma Maynart, a gerente do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), Lizandra Vieira de Oliveira, e a coordenadora de Proteção Social Básica da Semasc, Yolanda de Oliveira Santos.

Os foliões não esconderam a alegria pela oportunidade de participar da prévia carnavalesca. Fabrício Ferreira do Nascimento, 9 anos, enfatiza que o Pré-Jabu simboliza alegria e emoção. Jamille Tália Ribeiro, também com 9 anos, não esconde a emoção. “Estou gostando muito da festa. Aqui eu brinco com minhas amigas e danço e no Peti eu aprendo a desenhar”, disse. Emocionado com o carnaval, Inácio José Santos, 7 anos, revela que antes de entrar no Peti passava o dia sem fazer nada. “Hoje eu tenho aulas de leitura e de desenho”, comemora.

A comunidade observa que o Pré-Jabu valoriza o idoso e proporciona o convívio com outras gerações. Maria Bemvinda Costa, 72 anos, não esconde a satisfação em ver pessoas com diferentes idades festejando a festa de Momo. “É uma festa que traz a animação, alegria e satisfação”, conceitua. Para Maria Amélia Gomes, 55 anos, a prévia carnavalesca é pura animação, o que lhe faz esquecer os problemas do dia a dia. Com 71 anos de idade, Zélia Mathias Meneses não desanima e faz questão de mostrar que tem fôlego. “A solidariedade e a harmonia em grupo é o mais importante. É bom ver todas as gerações juntas”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.