[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 19, pela manhã, uma aula passeio com 360 alunos e 40 professores da rede para o assentamento Borda da Mata, no município de Canhoba.
Durante a visita, os alunos assistiram apresentações culturais efetuadas pelos estudantes da escola do assentamento e fizeram o plantio de mudas de árvores nas margens do rio São Francisco.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Lucia Vieira Menezes, essa atividade desenvolvida em Borda da Mata faz parte da proposta da política de educação do Governo Democrático e Popular, onde a escola tem que trazer toda a experiência e vivência dos seus alunos e possibilitar a saída dos estudantes para outros espaços. “Não só espaços ligados às disciplinas de geografia e história, mas culturais também”, afirmou, ao comentar que no segundo semestre será trabalhado nas escolas municipais um novo tema intitulado A Imprensa, a Escola e a Sociedade.
Conforme Ana Lucia, a atividade pedagógica mostrou que fora da sala de aula, com ações significativas e que geram prazer, o processo de aprendizagem torna-se mais eficiente.
Na viagem ao assentamento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a beleza do “Velho Chico”, a sua história e se conscientizar da necessidade de preservação do rio. Houve também muita troca de experiência com os moradores do assentamento e das comunidades ribeirinhas, que têm o São Francisco como principal fonte de sobrevivência.
Os pescadores de Amparo de São Francisco, explicaram aos alunos através de depoimentos e entrevistas, que como alternativa para driblar a crise, está sendo desenvolvido um projeto de criação de tilápia que sustenta diretamente 20 famílias e gera indiretamente emprego para mais de 60 pessoas.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, Joana Dar’c Meireles, disse que a expectativa por parte dos alunos em conhecer o rio era muito grande e quando eles chegaram ao assentamento ficaram maravilhados. “Houve muita troca de informações entre os moradores e os alunos e nesse contato, os assentados explicaram para os estudantes que o rio São Francisco já foi muito mais bonito”, comentou.
Ela informou ainda que no retorno à escola, a temática do rio São Francisco vai continuar sendo trabalhada. “Nós já realizamos uma exposição sobre o rio, no Calçadão, no início desse mês, e agora com mais essa experiência iremos discutir na escola sobre tudo o que vimos aqui”, afirmou.
Deisivânia Prado Santos, estudante da 8ª série A, da Escola Juscelino Kubistchec, disse que essa foi a primeira vez que participou de uma atividade dessa natureza e achou muito interessante fazer o reflorestamento das margens do “Velho Chico”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.