[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD) realizou na manhã de hoje, sexta-feira, na praça General Valadão, Centro da Cidade, um Ato Público em comemoração ao dia nacional em defesa dos portadores de deficiência, que é comemorado nacionalmente hoje, 21 de setembro. Além de reivindicar seus direitos assegurados pelas legislações municipal, estadual e federal, os membros dos conselhos municipais e estaduais e da coordenadoria Estadual, todos em defesa do portador de deficiência, aproveitaram a oportunidade para entregar à sociedade uma carta aberta, onde constava a missão dos conselhos e suas reivindicações para o poder público.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) não ficou de fora do evento e através da Diretora de Assistência Social e Conselheira dos Portadores de Deficiência, Edvaneide Souza Paes Lima, que também representou a Secretária, Rosária Rabelo, mostrou a importância do Ato Público. “Como a Secretaria trabalha na linha da inclusão, nós priorizamos esse espaço de luta e de reivindicação. O atual Conselho tem se mostrado bastante atuante e a Semasc tem investido na estrutura, porque acreditamos ser um órgão fundamental na sociedade”, ressaltou a diretora.

A Presidente do CMDPPD, Maria Goretti Medeiros, falou sobre o objetivo do evento e ressaltou a importância do mesmo. “O nosso grande objetivo hoje foi comemorar o dia nacional em defesa do portador de deficiência e mostrar para a sociedade o potencial dos portadores que, ao contrário do que muitos pensam, são muito capazes, e, além disso, incluí-los no contexto social”, explicou a presidente. “Existe uma grande importância nesse ato, principalmente porque ele consegue dar visibilidade às necessidades do portador e, quando nós apresentamos à sociedade, todos ficam esclarecidos e não julgam o deficiente como um incapaz”, completou.

A presidente da Coordenadoria Estadual em Defesa dos Portadores de Deficiência, Adriana Maria dos Santos, também ressaltou a importância de realizar esse evento juntamente com o Conselho Municipal. “Além de dar mais visibilidade à luta do portador, nós informamos de forma coletiva a nossa realidade. Além disso, nós temos como grande responsabilidade mostrar que todos nós, portadores deficiência, temos muitos potenciais”, explicou. “A carta aberta foi uma articulação entre os Conselhos Municipal e Estadual e também da Coordenadoria Estadual, para mostrar nossas funções e também reforçar nossas reivindicações ao poder público, que precisa cada vez mais se somar à nossa luta”, completou.

O bacharel em direito e integrante do CMDPPD, Ricardo Mesquita Barbosa, mostrou à sociedade que a sua deficiência não o impossibilita de realizar seus objetivos. “Como bacharel em direito, fui solicitado pelo conselho para redigir a carta aberta, colocando nela o embasamento judicial referente aos direitos do portador, garantidos na Constituição federal e na vasta legislação estadual, municipal e federal. Através disso, nós tivemos argumentos suficientes para reivindicar nossos direitos”, ressaltou. “Este é nosso papel, mostrar nossas dificuldades e clamar por justiça social”, endossou.

Everton de Jesus Vieira, também integrante do CMDPPD, completou a opinião de Ricardo. “É enorme a importância deste ato. Hoje, em alusão ao dia da árvore, que também se comemora nesta data, nós fizemos o plantio de uma muda de pau-brasil, não somente para ressaltar a questão ambiental, mas também para que isso sirva de alicerce de nossa luta”, explicou. “Nós já conseguimos perceber que a sociedade, aos poucos, está se conscientizando e acreditando no nosso potencial, porém muito ainda precisa ser feito”, completou.

A população aplaudiu a iniciativa do Conselho e se mostrou bastante envolvida com o Ato Público. “É muito importante esse tipo de manifestação, porque muitas vezes o cidadão comum não conhece o potencial do deficiente e quando eles lutam pelos seus direitos, eles mesmos se mostram capazes”, ressaltou a comerciante Rita de Cássia Ferreira, 33.

Na oportunidade, algumas crianças e adolescentes portadoras de deficiência fizeram o plantio de uma muda da árvore pau-brasil, em alusão ao dia da árvore e como um símbolo da luta dos portadores. Além disso, aconteceu a apresentação da SEC Banda, formada por alunos da rede municipal de ensino. Na tarde de hoje, a partir das 16 horas, no auditório do banco do Brasil, localizado na praça General Valadão, acontecerá uma vídeo-conferência sobre a realidade dos portadores de deficiência.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.