[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na perspectiva de oferecer cidadania e oportunidade a crianças e adolescentes em situação de risco e retirá-los da condição de trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) tem descoberto verdadeiros talentos, principalmente na área esportiva, na qual várias crianças e adolescentes vêm obtendo resultados bastante satisfatórios durante os campeonatos. Exemplo claro é o nível dos atletas da Semasc durante a IV Copa Nordeste de Judô realizada no final de semana promovido pela Liga Sergipana de Judô, que aconteceu no Ginário Charles Moritz, no Sesc. Do campeonato, participaram 350 atletas dos Estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e também do Distrito Federal e, entre estes, dez atletas da Semasc trouxeram medalhas de prata e bonze.

Neste campeonato, 55,6% dos atletas da Semasc foram contemplados com medalhas. A Semasc encaminhou 18 atletas, entre crianças e adolescentes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e dez deles trouxeram medalhas, ficando entre os melhores do campeonato. Os atletas da Semasc trouxeram três medalhas de prata e sete de bronze, nas categorias Infanto-Juvenil e Pré-Juvenil, um resultado significativo para essas crianças e adolescentes, que antes não tinham essa oportunidade de praticar o esporte e hoje, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, estão passando por profundas mudanças em suas vidas.

O sorriso estampado nos rostos de cada criança e adolescente denuncia o grau de satisfação pela oportunidade que começam a ter a partir das atividades sócio-educativas promovidas pela Semasc por meio da jornada ampliada do Peti. Givaldo Rosa dos Santos, 13, disputou na categoria Pré-Juvenil, ganhou medalha de prata e vibrou com o resultado. “Fiquei muito feliz com essa colocação. Gostei muito de ter participado desse Campeonato”, comemorou. “O Projeto da Semasc é bom por isso: ele incentiva a gente ao esporte e a muito mais coisas boas”, complementou Givaldo, destacando as mudanças que a Semasc proporcionou em sua vida. “Minha vida mudou muito. Antes eu ficava na rua catando lixo e era muito ruim. Quando eu não queria ir, apanhava dos meus pais. Hoje não é mais assim: eles agora me incentivam a ir ao Projeto e a praticar o Judô”, diz o adolescente, demonstrando alívio por deixar para trás um passado de sofrimento.

Ana Carla Conceição Santos, 14, também comemorou com a medalha de prata conquistada na categoria Pré-Juvenil. “Esse resultado mostra meu trabalho e dedicação ao Projeto. Estou muito feliz”, comenta. “Desde quando entrei no Peti minha vida se transformou. Antes eu tinha que trabalhar vendendo perfume e hoje, graças a Deus, não preciso fazer mais isso. Eu penso no meu futuro de outra forma porque no Projeto eles incentivam a gente. Eu gosto tanto do Judô, que sonho em ser professora”, revela a adolescente.

Para Josué dos Santos de Oliveira, 14, que também conquistou medalha de prata na categoria Pré-Juvenil, o Peti vem dando a oportunidade que ele nunca teve: praticar o judô. “Não tenho como falar da minha felicidade. Eu sempre tive muita vontade de fazer com os meus irmãos, mas minha mãe não podia pagar. Quando entrei no Programa, consegui realizar esse sonho. Além disso, ele me tirou da rua, onde trabalhava pegando latinha. Agora eu tenho mais esperança de um futuro melhor e sou uma pessoa melhor”, observa.

A coordenadora do Peti, Elze Angélica Melo Barreto, foi prestigiar os atletas no Campeonato, destacando a importância das competições. “É um estímulo para que eles possam continuar no esporte e isso não só valoriza o educando, mas também o educador. Eles estão participando de uma competição do Nordeste de Judô e essa oportunidade é muito boa para eles. A gente percebe a satisfação de cada um no olhar deles”, ressalta a coordenadora.

As aulas são ministradas pelo educador social Christiano Mesquita. Ele avalia o desempenho dos atletas da Semasc. “Os resultados foram ótimos porque o campeonato é de alto nível e eles demonstraram seu empenho e a prova foi esse resultado. Além disso, a integração com atletas de outros estados já é muito bom”, observa.

Acompanhe a relação dos atletas da Semasc vencedores do campeonato:

1 – Givaldo Rosa dos Santos, 13 anos: Prata – Categoria Pré-juvenil

2 – Ana Carla Conceição Santos, 14: Prata – Categoria Pré-Juvenil

3 – Leandro da Conceição Paulino, 11: Prata – Categoria Infanto-Juvenil

4 – Alisson Bispo dos Santos, 12: Bronze – Categoria Infanto-Juvenil

5 – Daniel Ronald dos Santos, 12 anos: Bronze – Categoria Infanto-Juvenil

6 – Adilson Camilo dos Santos 14 anos: Bronze – Categoria Pré-Juvenil

7 – Wanderson Douglas Pereira, 13 anos: Bronze – Categoria Pré-Juvenil

8 – Josué dos Santos de Oliveira, 14 anos: Bronze – Categoria Pré-Juvenil

9 – Júlia Andriely Bispo da Cruz, 11 anos: Bronze – Categoria Infanto-Juvenil

10 – Dayse Anne Vieira Bispo, 12 anos: Bronze – Categoria Infanto-Juvenil[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.