[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Lazer, recreação e ampliação de conhecimento. Este foi o clima das 70 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que tiveram a oportunidade de encerrar suas férias escolares com um divertido passeio ao Parque da Cidade. O sorriso da garotada demonstrou a alegria com o passeio, já que muitas dessas crianças e adolescentes só vieram descobrir o que é lazer e ser criança após inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), pois antes viviam em situação de risco, vulnerabilidade social ou vítimas da exploração do trabalho infantil.

Algumas das crianças e adolescentes não conheciam o espaço, mas mesmo para as que já conheciam, o zoológico foi o espaço mais atrativo. O leão e o urso foram os animais que mais despertaram as curiosidades da garotada. Adilson Camelo Santos, 15, foi um dos adolescentes que ficou encantado com o urso. “É muito bonito o urso e eu não conhecia assim de perto. Adorei esse passeio porque a gente conhece os animais e acaba aprendendo sobre eles, pois eu nem sabia que o urso se alimentava de frutas, peixes e verduras e agora já sei”, observa Adilson. “No Peti, eu tenho a chance de aprender sobre tudo. Antes eu tinha que trabalhar olhando carro na rua, mas depois que entrei no Peti minha vida melhorou bastante. Hoje o Peti é tudo para mim, pois agora vou à escola e ao Projeto”, comenta, entusiasmado.

Além de conhecer os animais, a garotada aproveitou o espaço para praticar atividades esportivas como vôlei, futebol e queimado. Também o passeio foi um momento propício para os educadores aprofundarem, com a garotada, os conhecimentos sobre o meio ambiente a fim de conscientizar a todos sobre a importância de preservar aquele espaço. “Nós estamos aprimorando os conhecimentos que eles tiveram sobre o meio ambiente na escola e no Projeto. É uma aula prática para que eles, ao mesmo tempo em que brincam, possam também preservar o espaço”, diz o educador Marcos Antônio Cruz.

O dia diferente deixou toda a garotada feliz. “Estou feliz por estar aqui hoje. É um dia diferente. A gente brinca e se diverte. Eu adoro o Peti porque a gente acaba conhecendo vários lugares que a gente não conhece e ele também tira muita criança da rua”, diz Elias Carlos da Silva, 13.

“Essa é a primeira vez que venho aqui e é muito bonito aqui. É muito legal o Peti. Tenho vários amigos e depois que entrei no Peti eu passei a estudar mais e tenho mais amigos também”, diz Amanda Messias Santos, 8. Participaram do passeio crianças e adolescentes atendidas pela Semasc no Centro de Referência de Assistência Social Terezinha Meira, no bairro Veneza, e no Centro Especializado da Assistência Social Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.