[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Há cerca de um mês, a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – criou o NUCAP – Núcleo de Aperfeiçoamento. Este departamento é direcionado, primordialmente, para os funcionários que integram o SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência.
O objetivo do núcleo é manter todos que fazem parte do SAMU atualizados nos procedimentos adequados para o atendimento de urgência.
Um dos diretores do NUCAP, Clóvis França, explica que médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e motoristas têm funções específicas no salvamento. Caso algum procedimento padrão seja realizado de forma ineficaz, o tempo de transporte do paciente até o hospital pode aumentar.
Diante da necessidade de um trabalho sem erros, o NUCAP vai promover palestras quinzenalmente. Cada palestra será proferida por um especialista da área que irá tratar de assuntos relacionados a urgências médicas.
Além disso, todos os meses até o final do ano, o núcleo vai fazer simulações de acidentes em diversos pontos da cidade. A equipe do SAMU que for prestar socorro não terá informações prévias do local da suposta urgência, qual a gravidade e nem quantas pessoas necessitam de salvamento. Assim, poderá ser feita uma análise do tempo de chegada ao acidente, da retirada da vítima e remoção até o hospital. Um técnico irá acompanhar todos os procedimentos utilizados e, após a simulação, poderá informar quais os setores que necessitam melhora.
Segundo Clóvis França, as simulações têm duas funções principais. Em primeiro lugar, ajuda os funcionários a colocar em prática tudo que foi discutido no treinamento.
Outro ponto importante é a proximidade com a comunidade. “A população tem acesso aos nossos trabalhos. Assim, quando precisar, pode ter certeza que estamos aptos a ajudar”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.