[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foram encerradas nesta terça-feira, 29 de maio, as visitas às 600 unidades básicas de saúde de todos os municípios sergipanos inclusas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Realizadas pela Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde o dia 14 de abril, as visitas serviram para diagnosticar em detalhes a situação física de cada unidade e obter um panorama geral dos processos de trabalhos utilizados no dia a dia.

O diagnóstico, realizado por uma equipe de 10 gestores da Atenção Básica da SES e 48 gerentes das unidades de saúde de Aracaju, terminou na microrregião de Nossa Senhora do Socorro. O resultado do trabalho vai munir o Estado de informações para a elaboração de um plano de investimentos que organize e melhore os serviços de saúde básica em Sergipe, tornando o atendimento à população cada vez mais eficaz.

Segundo Débora Noal, uma das gerentes da Atenção Básica da SES, todos os responsáveis pelos núcleos que participaram das visitas vão produzir um relatório com o diagnóstico das unidades de saúde. "A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SES vai compilar e categorizar estes dados, que vão servir para a Atenção Básica e outros setores", informou.

Depois que as informações estiverem sistematizadas, o Governo do Estado negociará com os gestores municipais um padrão de atendimento e de estrutura que permita Sergipe alcançar a excelência na prestação de serviços de Atenção Básica.

Objetivos

O diagnóstico é um dos objetivos traçados no plano de Saúde para o Estado apresentado pelo governador Marcelo Déda no último dia 22 de maio. Entre outros itens, fazem parte das metas do governo a elaboração de projetos e solicitação de financiamento ao Ministério da Saúde, a reforma e construção de 100 unidades de saúde da família e elaboração do programa de educação permanente para as equipes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.