[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir da noite desta sexta-feira, 27, os moradores da Atalaia Nova estarão usufruindo de um novo sistema de abastecimento de água, que foi implantado neste mês de junho para melhor atender a população local. Com o novo sistema, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) melhora ainda mais a qualidade da água ofertada e reduz os prejuízos com furtos de cabos, quadros de comando e transformadores nos poços que atendiam exclusivamente a localidade.

A nova adutora tem cerca de dois quilômetros de extensão, desde a Estação de Tratamento da Barra dos Coqueiros, e foi interligada à rede de distribuição já existente. Segundo o engenheiro José Edson Barreto, gestor das Unidades de Negócios Metropolitanas, a obra permite que os moradores da Atalaia Nova tenham acesso à mesma água consumida em Aracaju. "No ano passado, efetivamos a interligação da adutora que serve a Barra dos Coqueiros com Aracaju e agora, com esta obra, a Atalaia Nova recebe também este mesmo benefício", disse.

Edson Barreto explicou que anteriormente o município da Barra dos Coqueiros era abastecido exclusivamente através de um sistema interligado de poços, que no período do verão não supriam a demanda. Uma das primeiras providências da Deso foi, então, desenvolver o projeto de interligação ao sistema Aracaju, para complementar a demanda de consumo nos períodos mais críticos, principalmente na Atalaia Nova.

Porém, além do consumo, os furtos de cabos, quadros de comando e transformadores nos poços obrigavam à interrupção do abastecimento até que o reparo fosse executado. "Somado ao transtorno que isso provocava na população, a Deso arcava com o prejuízo da aquisição de novos materiais, um custo que chegava, às vezes, a mais de R$ 8 mil no caso de um transformador", informou.

Outro fator de benefício com a entrada em operação do novo sistema de abastecimento é a regularidade do fornecimento. A sazonalidade de pessoas durante os fins de semana e no verão e os furtos de equipamentos dificultavam uma regularidade satisfatória do fornecimento de água. Com a interligação, se reduz drasticamente essas ocorrências, pois a quantidade de intervenções não programadas na rede provocadas por atos de vandalismo torna-se bem menor.

Com a desativação de alguns poços na Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova, a Deso também vai redirecionar os equipamentos para outras unidades operacionais, inclusive substituindo equipamentos que operam de forma deficitária em relação à produtividade. "Ganhamos com isso uma melhoria de condições em locais onde seria necessário adquirir novos equipamentos", complementou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.