[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os inúmeros atrativos oferecidos pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro) têm despertado interesse dos funcionários. Entre as atividades desta terça-feira, 25, estiveram oficinas de arteterapia, de novas regras ortográficas e de coleta seletiva.

A oficina de arteterapia denominada ‘Despertando Possibilidades’ foi ministrada pela artista plástica Fátima Bastos. “A arteterapia impulsiona seus adeptos rumo ao autoconhecimento, auxilia de forma complementar em tratamentos terapêuticos ou patológicos, em processos depressivos e desperta as inúmeras possibilidades de renovação. Os funcionários conseguiram relaxar e compartilhar experiências com emoção, o que tornou possível o alcance dos objetivos”, explicou a artista plástica.

De acordo com a coordenadora administrativa da MNSL, Ana Virgínia Ramos Eloy, os bons resultados obtidos com a arteterapia trarão melhorias aos serviços públicos. “É evidente que os benefícios pessoais são contabilizados, mas os adquiridos com a integração dos servidores produzirão um grande salto qualitativo, principalmente, no atendimento oferecido às pacientes da maternidade”, garantiu a coordenadora.

Ortografia

A aplicação das novas regras ortográficas da língua portuguesa também fez parte da programação, que tem como objetivo valorizar e aperfeiçoar a atuação do servidor público. Na palestra ministrada pelo professor Lenaldo da Silva, doutor em Educação, as dicas sobre como falar e escrever adequadamente o português foram o ponto alto deste segundo dia de atrativos. “Falar ou escrever bem não é ser capaz de adequar-se às regras da língua, mas produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situação”, defendeu Lenaldo, satisfeito com a interação dos funcionários da MNSL e das respostas dadas às questões relativas à linguagem e ao ato comunicativo.

Mais atividades

O incentivo à separação correta dos lixos secos e úmidos prevaleceu entre os servidores que assistiram à palestra sobre coleta seletiva, ministrada pelas assessoras técnicas da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Jussara Benetti e Trícia Dantas. O objetivo foi conscientizá-los sobre a destinação de resíduos para a reciclagem, a fim de que não sejam despejados em aterros sanitários.

“Doar materiais para cooperativas de catadores de lixo ou para catadores organizados é preservar o meio ambiente. Esses catadores conduzem o lixo até as indústrias recicladoras e os artesãos, que transformam o material em desuso em algo útil”, descreveu Trícia Dantas.

Entre os benefícios adquiridos com a prática da reciclagem, estão a economia de energia, redução da poluição do solo, do ar e das águas, aumento da vida útil dos aterros sanitários e a contribuição com a preservação dos recursos naturais. “Além disso, os 5Rs devem ser priorizados no processo de adoção de novos padrões de consumo: repensar (novos hábitos), reduzir (aquisição com base na necessidade), recusar (compras desnecessárias), reutilizar (embalagens) e reciclar (prática executada por indústrias e artesãos)”, detalhou a assessora técnica Jussara Benetti.

A iniciativa de promover a discussão sobre a prática da coleta seletiva na maternidade foi bem aceita pelo gerente de recursos humanos Bruno Mota. Segundo ele, mesmo com a utilização de lixeiras coloridas, usadas para o armazenamento de papéis, vidros, plásticos e metais, uma campanha educativa deve ser dinamizada com mais afinco.

“A conscientização é o instrumento educativo capaz de garantir o pleno sucesso da coleta seletiva num determinado espaço público. Se cada um fizer a sua parte, juntos, estaremos contribuindo com a harmonização da relação homem/natureza e para a melhoria da qualidade de vida no planeta”, disse o gerente administrativo.

Programação

Nesta quarta-feira, 26, a ‘Semana do Servidor Público’ contempla os funcionários da MNSL com uma oficina de mini-horta, apresentação do coral do bairro Castelo Branco, uma oficina de limpeza de pele será realizada com exposição de produtos de beleza, ea visita dos ‘Anjos da Enfermagem’, que animarão a todos com mensagens de fé e otimismo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.