[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Artesãos que comercializam na Praça Olímpio Campos, centro da capital, concluíram na manhã de hoje, sexta-feira, um curso de Atendimento ao Cliente. O treinamento foi mais uma etapa cumprida visando o aquecimento nas vendas, bem como promover um melhor atendimento junto aos consumidores locais e turistas. A iniciativa é da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), que gerencia o Projeto Freguesia. O grupo também participou de treinamento na área de manipulação de alimentos e higiene.

A proposta é incrementar as vendas nas feiras de arte, artesanato e comidas típicas que se inserem no Projeto Freguesia, localizadas nas praças Olímpio Campos, Tobias Barreto e Centro de Artesanato Chica Chaves. Para atingir a meta, várias etapas estão sendo desenvolvidas. O primeiro passo adotado pelo presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, foi reunir os cerca de 250 artesãos para ouvir deles as necessidades, as medidas que seriam adotadas, bem como o cumprimento do regimento.

A proposta é gradativamente mudar a “cara” dessas feiras, com perspectiva também de melhorar a aparência das barracas. O primeiro grupo a ser treinado foi o que trabalha com alimentação na praça Olímpio Campos. O curso inicial foi de manipulação de alimento e higiene, realizado na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança. O grupo aprendeu como manusear os alimentos, como acondicioná-los, a importância do uso de toucas, como se descartar do lixo e uma série de outras informações importantes.

Atendimento ao cliente

Esse mesmo grupo passou para o segundo momento, com o curso de atendimento ao cliente. Foram 10 dias de treinamento, com duas horas diárias. A capacitação foi realizada na sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, 104, Centro.

Os artesãos absorveram conhecimentos sobre como atender clientes insatisfeitos; por que atender bem o cliente; as reclamações mais comuns; direitos do cliente; perfis e outras informações inerentes ao tema.

Os reflexos na melhoria das vendas foram sentidos antes mesmo do encerramento do curso, gerando satisfação entre os participantes. A maioria está com idéias novas e pretende aplicá-las em breve.

Entrega de Certificados

Ao término do curso, os artesãos receberam os certificados. O presidente da Fundat, Carlos Magno, prestigiou o momento, lembrando aos participantes sobre a importância da realização dos dois cursos. “Agora depende de vocês para colocar em prática o que aprenderam”, comentou.

Carlos Magno citou que antes da realização dos cursos esteve visitando as praças para pessoalmente fazer uma avaliação da situação. “Confirmei a necessidade da realização de um curso de manipulação de alimentos. É uma área importante que deve oferecer alimentos com higiene e apropriados para o consumo”, comentou, destacando que a mesma coisa acontecerá com os artesãos da Praça Tobias Barreto e do Centro de Artesanato Chica Chaves.

A instrutora do curso Elislene Alves Santos disse que o aproveitamento da turma foi muito bom, inclusive, com um baixo índice de faltas. “Surgiram novas idéias para melhoria do ponto de venda. Todos estão conscientes das suas responsabilidades no atendimento ao consumidor”, avaliou.

A artesã Maria de Fátima Santos esclareceu que a realização do curso foi inédita. “Comecei a comercializar na praça junto a minha mãe. São 18 anos como artesã e nunca havia participado de cursos desse porte”.

Fátima citou que aprendeu até mesmo como deve se dirigir ao cliente. “Estou fazendo freguesia nova e cheia de entusiasmo para colocar em prática o que aprendi. O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Fundat, dr Carlos Magno estão de parabéns. A iniciativa foi bastante válida”.

A artesã Acácia Rolemberg Andrade, comercializa alimentos na Praça Olímpio Campos há cinco anos. “O curso foi muito bom e já estou com saudade. Precisei fazer um sacrifício enorme para estar aqui todos os dias cedo, mas valeu muito a pena”.

Edvan Santos é artesão há 15 anos. “Aprendi coisas que jamais sonhei. O treinamento serviu para a gente se aperfeiçoar, ter um melhor contato com os clientes e, sobremaneira, obter melhores vendas”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.