Arquivos da PMA 2001 a 2006 recuperados pelo IMD
O Instituto Marcelo Déda empreendeu um esforço de recuperação de toda a memória registrada em textos e fotos publicados pelo site da Prefeitura de Aracaju durante a gestão de Marcelo Déda. Este material agora está disponível para ser consultado, e neste post você pode verificar como ficou simples pesquisar qualquer conteúdo deste vasto material.
O que pode ser consultado
Em 2001, eleito Prefeito de Aracaju, Marcelo Déda priorizou um projeto de “modernização administrativa” na Prefeitura que, entre outras coisas, permitiu a criação de um site com recursos de divulgação on-line das notícias sobre as ações da Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Comunicação começou a trabalhar com a estrutura de uma “agência de noticias”, com a cobertura diária de todas as ações da Prefeitura, e com ferramentas de interação com a comunidade usuária.
Esse mecanismo de funcionamento perdura até hoje, mas as sucessivas mudanças administrativas e tecnológicas levaram à impossibilidade de consulta ao material original produzido. O IMD então promoveu um estudo que passou pela obtenção dos back-ups dos sites antigos, reorganização dos bancos de dados de textos e imagens e exportação para o novo modelos de posts, exatamente tal qual este que você lê agora.
Com isso, além de disponibilizar um conteúdo relevante para a memória não só de Marcelo Déda, mas da municipalidade aracajuana para todo o período de 2001 a 2006, usamos neste posts os recursos atuais de pesquisa textual, visualização e imagens e compartilhamento modernos, transformando cada uma das antigas “matérias jornalísticas” em um post do nosso blog.
O volume isso enorme. Para o ano de 2001, recuperamos 1.593 posts. Para 2002, 3.681 posts e mais 4.011 em 2003. Mas o trabalho ainda está sendo feito.
Como consultar
Para pesquisar todos os postos de um determinado ano, você pode navegar diretamente através da consulta às subcategorias PMA_2001, PMA_2002, PMA_2003, PMA_2004, PMA_2005, PMA_2006. Mas você pode também pesquisar apenas um mês no ano, bastando acessar o menu “Arquivos” na coluna à direita das páginas de post.
Além disso, a opção de “Busca no IMD” considera toda essa base de dados, permitindo recuperar qualquer palavra constante nos textos publicados.