[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A presidente da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos, nomeou ontem, terça-feira, para o cargo de diretor do Arquivo Público Cidade de Aracaju, o historiador e especialista em Gestão Documental e Administração de Arquivos, Gilson Sérgio Matos Reis. Também participou da nomeação o vice-presidente da Funcaju, Helder Vieira. O Arquivo guarda documentos ligados à história da cidade e à vida administrativa do município, desenvolvendo um trabalho de divulgação e valorização de Aracaju.

De acordo com Lucimara, a história da cidade se constrói através de seu patrimônio documental e foi por isso que a Fundação se preocupou em ter na direção do Arquivo uma pessoa qualificada na área e que possa dar continuidade ao trabalho que foi realizado até os dias de hoje. “Gilson, além de ter uma formação em História e uma especialização pela Universidade de São Paulo (USP) em Organização de Arquivos, passou 11 anos na Europa como coordenador e consultor em documentação e pesquisa histórica do Projeto Resgate Barão de Rio Branco, desenvolvido pelo Ministério da Cultura do Brasil. É com muito prazer que a Funcaju o recebe, com a certeza que o trabalho que será desenvolvido por ele e toda sua equipe vai ampliar e melhorar as condições de pesquisa e de trabalho do Arquivo”, ressaltou a presidente.

O novo diretor agradeceu o apoio da presidência da Funcaju e garantiu que o Arquivo pretende desenvolver projetos para sua organização, não medindo esforços para captação de recursos. “A intenção que nós temos como projeto para o Arquivo Público Cidade de Aracaju é torná-lo uma referência para o Estado de Sergipe e para o Brasil”, declarou.

História

Criado em 8 de outubro de 1987, como Órgão integrante da estrutura da Secretaria da Cultura – hoje Funcaju – o arquivo localiza, recolhe, seleciona, registra, classifica e guarda pela procedência os documentos ou fundos de valor legal, provenientes de entidades públicas, bem como papéis relativos a pessoas naturais e jurídicas de Direitos Privados.

O acervo disponibiliza jornais desde o século XIX, dispõe de mais de 2 mil fotografias da cidade desde o início do século XX, como retrata também a cultura sergipana na década de 60, entre fotos de obras e outros eventos que aconteceram na capital. A história do bairro América, do bairro Industrial e o livro sobre As Praças de Aracaju (no prelo) são algumas de suas produções. O Arquivo está situado na Av. Hermes Fontes, 399, sendo de fácil acesso à toda população. O horário de funcionamento é das 8 às 17:30h, de segunda a sexta-feira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.